Quais ideias da Revolução Francesa influenciaram na Conjuração Baiana?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

liberdade, igualdade e fraternidade

A Conjuração Baiana foi uma das rebeliões da América portuguesa influenciadas pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas de “liberdade, igualdade e fraternidade”.

De fato, as imposições lusitanas e a falta de interesse pelo desenvolvimento da economia interna motivaram mineiros e baianos a conspirar contra o domínio de Portugal. Além disso, essas duas revoltas foram ideologicamente sustentadas pelas noções dos escritos iluministas.

A Conjuração Baiana foi influenciada pelos ideais iluministas e buscava aplicar esses princípios na luta por liberdade e igualdade na Bahia. Além disso, os eventos da Revolução Francesa também serviram como inspiração para o movimento.

Para eles a Conjuração representava a possibilidade de viver em um país mais liberal, livre do monopólio imposto pela Coroa, garantindo-lhes a liberdade comercial e o controle sobre as ações do Governo. Enfim, significava o fim da tutela da Metrópole.

Resposta: 1- Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial.

A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

Eles defendiam o fim do pacto colonial , Queriam liberdade de comércio , liberdade e igualdade entre as pessoas e o aumento de salários para os soldados.

Maria I, os conjurados foram punidos severamente. João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens foram enforcados e esquartejados. Os outros condenados permaneceram presos ou foram degredados. Os delatores receberam prêmio por sua lealdade à Coroa portuguesa.

Além do Iluminismo, os inconfidentes também se inspiraram no movimento que levou à independência dos Estados Unidos, a Revolução Americana. O contato com o Iluminismo aconteceu principalmente na Universidade de Coimbra, onde os membros da elite mineira iam estudar.

Percebendo o perigo de uma organização popular em grande escala, o rei de Portugal D. Fernando infiltrou homens de seu exército com os revoltosos e acabou surpreendendo-os. O rei conseguiu prender a maioria dos envolvidos e não hesitou em torturá-los.

Resposta: 1- O principal motivo foi a derrama. tratava-se de uma operação fiscal realizada pela coroa portuguesa para cobrar os impostos atrasados. O chamado quinto como o próprio nome indica, correspondia à cobrança de 20% (1/5) sobre a quantidade de ouro extraído anualmente.

Trata-se do português Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1818), conhecido nos livros como Silvério dos Reis e sinônimo de traição ao movimento ocorrido em 1788-1789, a Inconfidência ou Conjuração Mineira, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 a 1792).

O afastamento dos Cavaleiros da Luz acabou se dando na medida em que o movimento baiano foi ganhando conotações mais radicais e populares.

Resposta: Divergiam quanto ao fim da escravidão; a maioria deles era favorável á continuidade da escravidão em Minas Gerais.

Os Conjurados foram um grupo nacionalista e patriótico português, nascido clandestinamente na parte final do domínio espanhol sobre Portugal, responsável pelo golpe de Estado do 1.º de Dezembro de 1640 que eliminou a possibilidade do Reino de Espanha se manter em união dinástica com o Reino de Portugal, tornando-se ...

Os conjurados divergiam quanto à escravidão: a maioria deles – senhores de terras, mineradores e grandes comerciantes – era favorável à continuidade da escravidão; apenas Alvarenga Peixoto e o padre Carlos Correia de Toledo se disseram favoráveis à Abolição.

A Conjuração Baiana, também chamada de Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios, foi um movimento popular que ocorreu na Bahia em 1798. Tinha como objetivos a independência da capitania, a instauração de uma república, o fim da escravidão e a igualdade entre a população.

Aprovada pela comunidade. foi uma revolta popular que tinha como objetivo emancipar a políticos brasileira, a implantação da Republica, liberdade do mercado interno e externo, liberdade e igualdade para todos, ou seja, abolição de privilégios sociais e escravidão e também, aumento de salário dos soldados.

A conjuração baiana ocorreu no final do século XVIII, em 1798 na Bahia esta revolta buscava a proclamação de uma República, direitos iguais a todos entre outros ideais.

“A Inconfidência foi influenciada pela Revolução Francesa”
O erro aqui é matemático: apesar dos dois eventos terem ocorrido no mesmo ano, 1789, os inconfidentes foram presos em maio, e a Queda da Bastilha, marco inicial da Revolução Francesa, aconteceu em 14 de julho – quase dois meses depois.