Quais hiatos são acentuados?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

serão acentuadas, independentemente da posição na palavra, quando surgirem: – Formando hiato tônico com a vogal anterior. – Sem consoante na mesma sílaba, exceto o s.

O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes. O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo. No ditongo, as duas vogais que se encontram permanecem na mesma sílaba.

Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

HIATO: é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente. Exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).

– rei, réis, destrói. Não se acentuam os ditongos ei e oi quando estiverem na penúltima sílaba, mesmo nos nomes próprios, exceto os casos em que a palavra se inclua em regra de acentuação tônica: – estoico, ideia, – paranoia, heroico.

Como se escreve juiz? Vamos direto ao assunto: juiz não tem acento e o motivo é simples: nenhuma palavra terminada com a letra Z leva acento ortográfico. Além disso, as letras “ui” formam hiato e quando acompanhadas de Z não são acentuadas. Então, você já pode riscar essa dúvida da cabeça.

Resumindo: Só não acentuamos oxítonas terminadas em “I” ou “U”, a não ser que seja um caso de hiato. Por exemplo: as palavras “baú”, “aí”, “Esaú” e “atraí-lo” são acentuadas porque as vogais “i” e “u” estão tônicas nestas palavras.

b) quando formam sílaba com letra que não seja s: Exemplos: cair (ca - ir), sairmos, saindo, juiz, ainda, diurno, Raul, ruim, cauim, amendoim, saiu (sa - iu), contribuiu, instruiu, etc. Razão da ausência do acento gráfico: não é possível a ditongação nesses casos.

Também é relevante observar que as palavras “Méier” e “destróier”, por exemplo, apesar de apresentarem os ditongos abertos tônicos “éi” e “ói” e serem paroxítonas, devem ser acentuadas, porque não terminam em vogal “a” ou “o”. Elas terminam em “r”.

Os acentos, os hiatos e os ditongos decrescentes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. As formas “saía”, “saías” e “saíam” recebem acentuação segundo a regra: "acentuam-se 'i' e 'u' tônicos, quando hiatos, sozinhos ou com 's' na mesma sílaba, contanto que não venham, logo na próxima sílaba, seguidos de 'nh'".

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

Há uma regra específica para a acentuação dos hiatos. Quando a segunda vogal de um hiato é "i" ou "u", tônicas, acompanhadas ou não de "s", ocorre acento. E é esse o caso de "baú".

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".

boa (bo-a)

Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Exemplo de hiato: moeda (mo-e-da);

Hiatos encontram-se em duas sílabas diferentes, havendo nelas o encontro de duas vogais pronunciadas em dois impulsos diferentes. Exemplos: podia (po-di-a), cruel (cru-el), frear (fre-ar), hiato (hi-a-to), meeiro (me-eiro), lagoa (la-go-a).