Quais habilidades podem ser desenvolvidas com o brincar?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 21 de maio de 2023
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O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

As brincadeiras são ótimas formas de promover o desenvolvimento infantil, e é muito importante estimulá-las. Elas ampliam diversas habilidades, desenvolvem a coordenação motora, estimulam o desenvolvimento cognitivo e, ainda, promovem o relacionamento social.

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

7 tipos de habilidades essenciais em qualquer área

  • 1 Liderança.
  • 2 Capacidade de negociação.
  • 3 Flexibilidade.
  • 4 Comunicação.
  • 5 Autoconfiança.
  • 6 Resiliência.
  • 7 Autoconhecimento.

Refere-se aos atos de pegar, gatinhar, andar, correr, saltar, girar, rolar, são esses movimentos que constatamos na fase da educação infantil. As crianças de 3 a 4 anos as atividades são tarefas motoras de estabilização, locomoção e manipulação podendo ser coordenadas por movimentos.

Os jogos educativos online contribuem para a formação global dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Neles, a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a empatia, a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo, são trabalhados de forma lúdica e natural.

São exemplos de habilidades motoras fundamentais: correr, pular, arremessar, apanhar, chutar, rolar, galopar entre outros.

Desenvolvimento sensório-motor
Algumas brincadeiras possuem a função de estimular habilidades que envolvem aspectos sensoriais e motores da criança. Nesse aspecto, a criança aprende habilidades físicas simples que serão importantes para a aquisição de habilidades cada vez mais complexas.

Para melhorar esse brincar podemos pensar em algumas situações que os auxiliam nessa construção.

  1. invista em dar função ao brincar. ...
  2. Use o corpo. ...
  3. Crie personagens. ...
  4. Organize cenários para a brincadeira. ...
  5. Represente músicas.

A ludicidade está conectada a elementos psicomotores, os quais são adquiridos pelo simples ato e prazer de brincar, que complementa o pensar pedagógico, tendo em vista que a criança aprende e se desenvolve física, mentalmente e emocionalmente enquanto brinca.

Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, para Paulo Freire, estamos sempre construindo, e se construirmos aprendemos, e se aprendemos estamos vivendo buscando algo que possam nos levar a vivermos enquanto tenhamos vida. Segundo Freire, em seu livro pedagogia da autonomia (19...)

Ela implica em momentos de percepção, ressignificação, expressividade, fantasia, imaginação, realidade. O importante para a atividade lúdica é o momento vivido e a ação em si. Para utilizar a ludicidade, além do embasamento teórico, são fundamentais a sensibilidade e uma postura interna afetiva.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.