Quais funções usadas em conjunto podem substituir a função Procv de forma otimizada?

Perguntado por: afogaca6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Quais funções usadas em conjunto podem substituir a função procv de forma otimizada? A função que foi criada para para substituir as fórmulas PROCV e PROCH é a função PROCX().

Resposta. Resposta: O PROCH é uma função de procura na horizontal, como o próprio nome sugere.

A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 25 e 38, a fórmula =CORRESP(25,A1:A3,0) retornará o número 2, porque 25 é o segundo item no intervalo.

A sintaxe da função SUBSTITUIR tem os seguintes argumentos:

  1. Texto Obrigatório. O texto ou a referência a uma célula que contém o texto no qual deseja substituir caracteres.
  2. Texto_antigo Obrigatório. O texto que se deseja substituir.
  3. Novo_texto Obrigatório. ...
  4. Núm_da_ocorrência Opcional.

A função de pesquisa chamada “PROCV” nada mais é que uma fórmula pré-definida que pode ajudar você a pesquisar informações em listas ou tabelas do Excel. Ela pode tornar suas tarefas muito mais práticas, principalmente quando há muito conteúdo e a busca manual pode levar muito tempo.

A função SEERRO() é expressa da seguinte forma: SEERRO(valor; [valor_se_erro]). Que retorna o primeiro argumento se não for um valor de erro. Caso contrário, retorna o segundo argumento (se presente) ou um valor vazio se o segundo argumento não existir.

DESLOC pode ser usada com qualquer função que pressuponha um argumento de referência. Por exemplo, a fórmula SOMA(DESLOC(C2;1;2;3;1)) calcula o valor total de um intervalo formado por 3 linhas e 1 coluna que está 1 linha abaixo e 2 colunas à direita da célula C2.

Como não é possível pesquisar dois critérios com PROCV, nós criamos um “único critério” com os vários critérios que temos. Para isso, faremos a “junção” das colunas Nome e Mês, em uma coisa só. A função do Excel que nos ajuda com isso é a CONCAT (ou CONCATENAR, dependendo da sua versão do Excel).

Use PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo. Use PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.

Um Scenario é um conjunto de valores que Excel salva e pode substituir automaticamente em sua planilha. Você pode criar e salvar diferentes grupos de valores como cenários e alternar entre esses cenários para exibir os diferentes resultados.

A função HLOOKUP é bastante simples. Você especifica uma coluna e um número, e ele retorna o valor da célula naquela coluna, quantas linhas abaixo. Você poderia dizer a ele para retornar o valor da 37ª célula na coluna B, por exemplo.

A função XLOOKUP retorna os valores no intervalo de resultados com base na posição em que uma correspondência foi encontrada no intervalo de consulta. Se nenhuma correspondência for encontrada, ela vai retornar o resultado mais próximo.

A função PROCX pesquisa um intervalo ou uma matriz e retorna um item correspondente à primeira correspondência encontrada. Se não houver uma correspondência, então o PROCX poderá retornar a correspondência mais adequada(aproximada). *Se omitido, PROCX retornará as células em branco que encontrar em lookup_array.

A função FILTRO permite filtrar um intervalo de dados com base nos critérios que você defina. No exemplo a seguir, usamos a fórmula =FILTER(A5:D20,C5:C20=H2",") para retornar todos os registros para a Apple, conforme selecionado na célula H2 e, se não houver maçãs, retorne uma cadeia de caracteres vazia ("").

Use o comando Ir para encontrar e selecionar rapidamente todas as células que contêm tipos específicos de dados, como fórmulas. Além disso, use Ir para encontrar apenas as células que atendem a critérios específicos, como a última célula no planilha que contém dados ou formatação.

Sintaxe. Use a função SE, uma das funções lógicas, para retornar um valor se uma condição for verdadeira e um outro valor se for falsa. Por exemplo: =SE(A2>B2,"Acima do orçamento","OK")

É bastante utilizada quando é necessário encontrar um item específico em uma planilha muito extensa. A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”.

A função SENÃODISP avalia um valor. Se o valor for um erro #N/A, retornará o valor especificado.