Quais frutas são boas para tireoide?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide.

A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente! Não existe qualquer evidência científica de que a banana prejudique a tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Vegetais crucíferos
Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide.

Outra excelente maneira de garantir a saúde da tireoide é comer uma castanha-do-pará por dia, pois tem a quantidade de selênio e zinco suficiente para a regular os hormônios da tireoide. Além disso, ingerir alimentos ricos em iodo, como frutos do mar e peixe, também é saudável para o bom funcionamento da tireoide.

Consumo excessivo de Cafeína – A substância, presente no café, chás e refrigerantes, tem forte influência na absorção de nutrientes, como o ferro e o zinco, podendo prejudicar a saúde da tireoide. Além disto, a cafeína também atrapalha a absorção de medicamentos para o hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Synthroid Levotiroxina Sódica 75mcg 30 comprimidos.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

Pode comer porém a patologias citada é uma disfunção da tireóide e não tem nada haver com os alimentos.

Cafeína – Café, chá, refrigerante e chocolate, pois podem exacerbar os sintomas do hipertireoidismo e levar ao aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados.

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

Além de ser acessível para a maioria das pessoas, o arroz é saudável e ainda conta, de forma moderada, com o iodo. Assim, não costuma causar desregulações na glândula tireoidiana. Dessa maneira, então, quem tem tireoide pode comer arroz na dieta do dia a dia.

Pessoas com problemas de hipertireoidismo, hipotireoidismo têm mais tendência a sofrer com a hipertensão. A Universidade Estadual da Florida nos Estados Unidos divulgou um estudo que apontou o consumo de melancia como um excelente aliado ao combate a hipertensão.

O iogurte certamente é um ótimo alimento para regular a tireoide, principalmente por que os laticínios ajudam a saciar as necessidades de iodo, necessário para o funcionamento da glândula. Além disso, os iogurtes são muito nutritivos e podem ser opção para café da manhã, lanche, pré e pós treinos.

Consumo de leite requer cautela entre os portadores de hipotireoidismo, diz estudo - Portal APCD.

Grão de bico, trigo sarraceno, soja, feijão e aveia: esses são alguns exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes benéficos para a tireóide, tais como o zinco. Este micronutriente é muito útil para a conversão de T4 em T3, forma ativa do hormônio tireoidiano nas células alvo.

A alimentação é de extrema importância nestes casos, pois para que a secreção dos hormônios ocorra, são necessários alguns micronutrientes, como iodo, selênio e zinco. da tireoide. Alimentos ricos em iodo: algas, peixes, frutos do mar, laticínios e ovos.

O abacaxi contém bromelina. Essa enzima é importante para reduzir inflamações, que podem ser a causa para o hipertireoidismo. Assim com outros alimentos, o abacaxi também é rico em antioxidantes, que são importantes para a regulação da tireoide. Vale a pena incluir esse alimento tropical e muito saboroso na dieta!