Quais frutas são boas para pedra nos rins?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A laranja e o limão são frutas ricas em ácidos cítricos. Quando ingeridos, esses ácidos dão origem a um sal denominado citrato, responsável por impedir a formação de cristais e de pedras no organismo. Um copo de suco por dia é suficiente para contribuir na prevenção dos cálculos renais.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

A dieta para pedra nos rins, também chamada de litíase ou cálculo renal, deve ser baixa em sal e proteínas e rica em alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e cereais integrais, além de ser indicado o aumento do consumo de líquidos.

As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Sendo assim, ingredientes que contenham farinhas brancas e açúcares refinados, como pães, bolos, massas, biscoitos entre outros devem ser evitados ou consumidos em menor quantidade. Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal.

As pessoas com distúrbios renais que estão em tratamento podem fazer o consumo de carboidratos (arroz, macarrão, pão) pois fornecem a energia necessária para o dia a dia. Porém, é importante controlar a quantidade de proteínas, sódio e potássio que são ingeridas.

Por ser rico em ácido cítrico, o abacaxi é uma boa opção para eliminar o excesso de cálcio do organismo pela urina, evitando a formação de pedra nos rins.
...
Ingredientes:

  1. 2 fatias de abacaxi;
  2. 1 fatia de melão;
  3. 1/2 copo de água filtrada ou fervida;
  4. 2 cubos de gelo.

Comer feijão faz mal
Mito. O feijão tem oxalato, substância das pedras. Mas a nutricionista Marília Pinheiro diz que quando ele fica de molho na água antes de ser cozido, parte do oxalato é perdida.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

"Alimentos ricos em potássio - como banana, leguminosas, lentilha e grão de bico - agem inversamente ao sódio. Eles reduzem a eliminam o cálcio urinário, reduzindo também a formação de pedras", afirma Iara. Abacaxi, laranja e limão são frutas ricas em citrato, substância que inibe a cristalização.

Evite: excesso de carnes, embutidos, alimentos industrializados que tendem a possuir muito sódio, sal em excesso e, em alguns casos, grãos como o grão de bico, a pipoca e o tomate.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida precisam comer menos carne, peixe e frango.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)