Quais frutas para baixar triglicerídeos?

Perguntado por: rmarinho8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O suco de abacaxi e bagaço da laranja é ótimo para baixar os triglicerídeos porque tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribuindo para baixar os valores de colesterol e triglicerídeos no sangue.

1 – Consuma alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 (cavalinha, arenque, atum, truta, salmão e sardinha) e ômega 6 (óleos vegetais de girassol, milho e soja). Essas gorduras ajudam a reduzir os níveis de triglicérides. 2 – Procure utilizar as frutas com cascas e bagaços.

Psicanalista, sexóloga e nutricionista. Sim. Não há aumento nos níveis de triglicerídeos com o consumo de banana. Lembrando que o consumo de frutas variadas auxilia na redução do colesterol e frações (incluindo os triglicerídeos).

Se você está comendo uma fruta em vez de uma sobremesa rica em açúcar e gordura, sim, mas quando você tem triglicerídeos altos você tem que limitar a três porções de frutas por dia. Desse jeito você não absorverá o excesso de frutose, o açúcar natural presente nas frutas.

Alimentos como abacate, azeite, sementes de girassol, amendoim, amêndoas e castanhas são gorduras boas que ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue (e de colesterol também).

Alimentos cozidos, a vapor, assados ou grelhados. Legumes e verduras em geral, farinha de aveia, trigo, centeio, linhaça. Óleos e gorduras de origem vegetal com moderação: azeite de oliva na salada, óleos vegetais (soja/canola), creme vegetal, margarina, castanhas, nozes e amêndoas.

Níveis de triglicérides elevado é devido a alta ingestão de carboidrato simples, como arroz, macarrão, biscoito, etc. Sugiro mudar para carboidrato integrais, como arroz integral, macarrão integral e retirar açúcar, biscoito e bolachas.

As medidas para tratamento envolvem reeducação alimentar, atividade física e uso de medicação da classe dos fibratos. Essas medidas em geral reduzem o Triglicérides num período de 30 dias em 30-50%.

4 dicas para baixar os triglicerídeos alto

  1. Faça atividades físicas.
  2. Diminua o consumo de gorduras.
  3. Diminua o consumo de carboidratos simples.
  4. Aumente o consumo de Ômega 3.

A alimentação diária de quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas, isso porque o óleo e a manteiga contribuem para o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.

EVITE: Preparações em fritura de imersão. PREFIRA: Abóbora, abobrinhas, chuchu, cenoura, tomate, beterraba, rabanete, pepino, vagem, pimentão, nabo, erva-doce, jiló, quiabo, maxixe, etc.

Consumir sempre carne magra e evitar produtos que contenham muito teor de gordura como o fast-food. Em relação aos embutidos, são um dos principais inimigos para a saúde nesta batalha contra os triglicérides alto. Coma frango ou peru, deixar o salame, a mortadela etc., para ocasiões especiais.

Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.

Cafés do tipo espresso ou de prensa francesa não passam por filtragem e, por isso, podem aumentar o colesterol e triglicerídeos em indivíduos em que já tem esses marcadores elevados.

Assim como o açúcar, a farinha de trigo – ingrediente comum na fabricação do pãopode fazer com que os triglicérides fiquem elevados. Para quem já apresenta taxas altas de triglicérides, comer muito pão pode agravar o quadro e afetar o perfil de risco cardiovascular, portanto, vale a pena evitar.

Também é rica em fibras e possui potássio, ferro, cobre e manganês adequados. Batata doce é um alimento rico em nutrientes é uma escolha saudável para uma pessoa com níveis elevados de triglicerídeos.

"Se a pessoa tem diabetes, obesidade e/ou triglicérides em níveis altos deverá usar o adoçante. Os adoçantes têm bem menos calorias e não contêm açúcar. Já caso a pessoa tenha o peso adequado, poderá usar o açúcar comum ou light/zero se quiser", afirma Adriana.

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.