Quais frutas o Bariatrico pode comer?

Perguntado por: abarreto3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Posso comer frutas? Inicialmente, você pode ingerir frutas mais moles, sem casca e bagaço, como mamão e banana e preferencialmente, indica-se o consumo junto a uma fonte proteica, como iogurte, leite ou fatia de queijo. O ideal é consumir cerca de três frutas por dias.

Geralmente, os alimentos permitidos nessa dieta são chás, suco de frutas e legumes naturais, bebida de soja, água de coco, caldos de carne, frango, peixe ou legumes.

Água de coco. Sucos naturais não ácidos, como melão, melancia e maçã

Sucos de frutas coados natural ou popa (laranja lima, melão, maçã, pera, manga, uva, etc.) – exceto frutas ácidas (laranja, limão, abacaxi, maracujá); não é permitida a utilização de sucos em pó e melancia.

Constipação pode ser um efeito colateral da bariátrica
Além disso, as fezes se tornaram mais firmes, o que sugere lentidão no trânsito intestinal após o procedimento. Como os participantes também registraram suas escolhas alimentares, foi possível associar uma diminuição no consumo de fibra à constipação.

Uma das principais restrições da Dieta Após a Cirurgia Bariátrica é em relação aos alimentos crus. Eles devem ser evitados pelo fato de demorarem mais para serem digeridos. E isso gera uma sobrecarga para o estômago, causando desconforto e dor no paciente.

Uma recomendação é que os pacientes voltem a ingerir carnes em pequenas porções e cortadas em tiras e pedaços finos, ou ainda desfiadas ou moídas, além de fazer preparações mais molhadas, por exemplo, adicionar um tomate para soltar mais água, ou preparar uma carne de panela.

Após os primeiros 30 dias de cirurgia, é liberado de forma gradual o consumo de açúcares em ocasiões especiais, mas atenção: o consumo de alimentos açucarados, fontes de carboidratos simples ou de alimentos gordurosos deve ser feito sempre que possível após uma refeição, em especial almoço e jantar, dessa forma, haverá ...

A nutricionista Carina Blume explica porque os pacientes devem evitar o consumo de doces após a cirurgia bariátrica. Ela também dá alternativas mais saudáveis para quem sente a necessidade de ingerir alimentos com açúcar.

QUANTO TEMPO PARA O ESTÔMAGO CICATRIZAR? São necessários cerca de 30 dias para que o estômago cicatrize. Com 15 dias as chances de complicações pós-cirúrgicas como vazamentos da linha de grampos ou sangramentos.

Alimentos permitidos:
– PEIXES e OVOS: qualquer preparação, exceto frituras; – ARROZ e FEIJÃO: podem ser consumidos normalmente, desde que bem cozidos; – LEGUMES: evitar frituras como batata frita, mandioca frita, etc; – VERDURAS: quando cruas, mastigar muito bem (evitar repolho cru);

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

O consumo de água para manter a hidratação é muito importante para o paciente bariátrico. A agua deve ser ingerida lentamente em torno de 100 ml nos intervalos da alimentação sempre 20 a 30 minutos após as refeições.

O cardápio de bebidas aumenta. São permitidos chás, em geral, café fraco, leite desnatado, de aveia, de arroz, de soja e de quinoa, suco de soja, suco de frutas coados ou da popa exceto as frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. Suco de melancia e os que são em pó ainda não são permitidos.

- Dra Lizanka Marinheiro - Endocrinologista. O TÃO PROIBIDO AÇAÍ, ESTÁ LIBERADO SIM NA DIETA DE EMAGRECIMENTO!!!!

Isso ocorre devido ao fenômeno de complacência, ou seja, a capacidade da parede gástrica em se adaptar a determinada pressão exercida pela passagem do alimento.

Leite e derivados
O leite e seus derivados são uma excelente fonte de proteína e vitaminas do complexo B. Qualquer uma três variedades (integral, desnatado e semidesnatado) são recomendáveis. Ainda, queijos brancos e amarelos, bem como iogurtes também são aliados da cicatrização.

Por fim, depois de 3 meses de bariátrica: o que pode comer? Após cerca de 90 dias, a alimentação geralmente volta ao normal. Esse período pode variar, dependendo do quadro de saúde de cada paciente. No entanto, embora os alimentos sejam liberados, é importante adotar uma fase de adaptação.

É necessário que, nesse período, não ocorra a ingestão de açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia bariátrica. A incisão que é feita para o procedimento cirúrgico deve ter seu curativo sempre trocado e o local deve ser limpo e seco regularmente.

No entanto, essa remoção provoca a queda da produção do hormônio grelina (produzido pelo estômago e pâncreas), responsável por gerar a sensação de fome. Portanto, além das mudanças físicas, geradas por um estômago menor, a cirurgia bariátrica também promove alterações endócrinas que auxiliam na menor vontade de comer.