Quais frutas causam gases no bebê?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Isso ocorre porque eles se decompõem lentamente. Os agressores podem ser vegetais verdes, feijões ou uma fruta de uma longa lista existente.
...
Aqui estão alguns alimentos específicos a serem observados:

  • Feijões.
  • Brócolis.
  • Couve de bruxelas.
  • Repolho.
  • Couve-flor.
  • Aveia.
  • Damascos.
  • Ameixas.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Frutas cítricas, pimentão amarelo, suco de laranja, mamão, goiaba, melão, manga. Óleo de linhaça, sementes de linhaça, azeite de oliva extra-virgem, frutos secos, chia, abacate, salmão e truta. Ovos, leite, iogurte, cenoura, abóbora, manga e brócolis.

Dar mais água para o bebê
Quando o bebê é alimentado com leite de lata ou quando inicia a alimentação com sólidos deve beber água para ajudar a diminuir os gases e facilitar a expulsão das fezes.

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

As frutas como laranja, melão, maçã, pêssego e ameixas, as verduras, cereais e grãos integrais também não podem faltar no cardápio de uma alimentação correta na amamentação. O leite e seus derivados também devem ser consumidos, mas apenas nas versões magras, que são absorvidas mais facilmente pelo organismo.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

O que pode fazer para ajudar o seu bebé a eliminar os gases:
Deite o bebé de barriga para cima e faça massagens ligeiras, com movimentos circulares com as suas palmas das mãos, em toda a zona abdominal.