Quais foram os últimos elementos químicos descobertos?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A partir de quinta-feira, sua sétima fila contém oficialmente quatro novos inquilinos: os elementos 113, 115, 117 e 118 foram batizados como nihônio, moscóvio, tennessino e oganessono, respectivamente.

Como explicamos anteriormente aqui, a tabela periódica reúne todos os elementos químicos descobertos até hoje. Todas as substâncias que conhecemos no universo são formadas por pelo menos um dos 118 elementos registrados na tabela.

ununbium

Depois de mais de uma década de seu descobrimento, o elemento de número atômico 112 (que é a quantidade de prótons do núcleo) foi aceito oficialmente na tabela e recebeu, temporariamente, o nome de "ununbium" (ou unúmbio, que em latim quer dizer 112).

O primeiro átomo do elemento 118, segundo os cientistas, foi obtido em 2002. Outros dois surgiram em 2005, numa segunda rodada de experiências, quando foram lançados 10 elevado a 19 (o número 1 seguido por 19 zeros) íons de cálcio sobre o califórnio.

Brand deu o nome de “Phosphorus” (portador de luz). Estava assim descoberto o primeiro elemento químico após a definição de Robert Boyle. Henning Brand (1630-1710) Alemanha: descobre o Fósforo, primeiro elemento químico descrito após a definição de Boyle. Menos de cem anos depois veio o extraordinário A.

Os novos elementos da Tabela Periódica são o Unúntrio (símbolo Uut), Ununpêntio (sigla (Uup), Ununséptio (Uus) e o Ununóctio (Uuo), todos com átomos que possuem sete níveis de energia. De acordo com os estudos, os quatro novos elementos são os que apresentam o maior peso atômico entre todos os 118 conhecidos.

Tabela periódica atual
A última atualização realizada na Tabela Periódica foi no ano de 2016, quando os elementos 113, 115, 117 e 118 passaram a fazer parte oficialmente dela.

oganessônio

O oganessônio tem o maior número atômico e maior massa atômica de todos os elementos conhecidos.

Hidrogênio

1- Hidrogênio
O hidrogênio não se enquadra perfeitamente em nenhum grupo da tabela periódica e seu isótopo de maior ocorrência é formado por um único próton, um elétron orbitando à sua volta e nenhum nêutron.

Nos últimos 50 anos do século passado, foram descobertos 15 elementos, como rutherf, berquélio e califórnio, totalizando 111 na tabela periódica.

1. Grãos de zircão (4,4 bilhões de anos)

O hidrogênio (h) é o primeiro elemento da tabela periódica porque possui apenas 1 próton. Logo a direita do hidrogênio vem o hélio (He), com número atômico 2, depois vem o lítio (Li), com número atômico 3 e assim sucessivamente.

Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.

O ser humano está sendo tratado como sexto elemento porque, ao se referir a ele como fauna, o isenta da responsabilidade de reverter o processo da degradação ambiental e humana.