Quais foram os três principais poetas concretistas do Brasil?

Perguntado por: aarruda4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.

Décio Pignatari

A poesia concreta começou a ser desenvolvida pelos poetas Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos por volta de 1952, quando lançaram a revista-livro Noigandres (antologia poética publicada em cinco números).

Resumo sobre o concretismo
No Brasil, seus principais representantes são Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos.

O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O Concretismo surgiu na Europa no início do século XX, advindo do movimento abstracionista moderno, o qual tinha como característica fundamental a abstração da arte através da incorporação de formas geométricas ao visual.

  • Lygia Pape
  • Theo van Doesburg
  • Gyula Kosice
  • Lidy Prati
  • Sophie Taeuber-Arp
  • Fritz Glarner

Surgiu com o movimento de vanguarda concretista no século XX, um movimento artístico e cultural que aconteceu na Europa. Nessa época, o presidente do Brasil era Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK. O Rio de Janeiro deixava de ser a capital do Brasil, e Brasília estava sendo construída para virar a capital.

A poesia concreta é considerada de vanguarda e tem um caráter experimental. Tem forte apelo aos elementos gráficos e busca a relação entre imagem, palavra e sonoridade. O poema concreto elimina pronomes, preposições e conjunções - geralmente é composto apenas por verbos e substantivos e não tem pontuação.

A poesia concreta é um texto poético centrado na verbivocovisualidade, ou seja, que trabalha artisticamente a palavra, aliada ao som e à imagem. É marcada pela objetividade, pois se opõe à poesia intimista. O poema concreto é visual e, por vezes, chamado de “poema-objeto”.

A poesia concreta é um tipo experimental de poesia que mistura linguagem verbal e visual. Ela surgiu no século XX com o intuito de criticar a produção poética da época. Antes de mais nada, você precisa saber que o movimento denominado como poesia concreta faz parte da nossa história literária.

A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.

Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.

O termo foi introduzido pelo artista Theo van Doesburg no seu Manifesto de Arte Concreta de 1930, publicado no primeiro e único número da revista Art Concret.

Geraldo de Barros

Blog. Com o Grupo Ruptura, Geraldo de Barros (1923-1998) foi um dos responsáveis por introduzir a arte concreta no Brasil, nos anos 1950.

1930

Em 1930, o artista plástico holandês Theo van Doesburg publicou, no primeiro e único número da revista Art Concret, em abril de 1930, o que viria a ser o manifesto de uma corrente estética denomina "arte concreta": "Declaramos: 1. A arte é universal.

Décio Pignatari, (1927-2012) foi um poeta e ensaísta brasileiro. Um dos idealizadores e o mais importantes poetas do movimento concretista.

Os princípios do concretismo afastam da arte qualquer conotação lírica ou simbólica. O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio.

Diferente do concretismo que trazia uma estrutura de significação pronta, a poesia neoconcreta transforma o espaço físico em tempo poético. Assim surgiram os livros-poema do Ferreira Gullar, nos quais o ato de virar a página era elementar para a estrutura poética. O poema não se completa sem a ação do leitor.