Quais foram os tempos literários?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Do Trovadorismo ao Modernismo: resumo dos movimentos literários até o século 20

  • Trovadorismo (1189 – 1418)
  • Humanismo (1418-1527)
  • Quinhentismo (1500 – 1601)
  • Classicismo (1527 – 1580)
  • Barroco (1601 – 1768)
  • Arcadismo (1768 – 1836)
  • Romantismo (1836 – 1881)
  • Realismo (1857 – 1922)

Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.

De lá para cá, várias obras foram escritas em território nacional e possuem características dos seguintes períodos ou estilos literários: quinhentismo, barroco, arcadismo, romantismo, realismo, naturalismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo, modernismo e contemporaneidade.

As histórias da literatura são divididas em grandes movimentos denominados eras, que se dividem em movimentos denominados estilos de época ou escolas literárias. Cada escola literária representa as tendências estético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.

É dividida em Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e o Setecentismo ou Arcadismo. Recebe esse nome pois nesse período o Brasil era colônia de Portugal.

A literatura brasileira tem sua história dividida em duas grandes eras, que acompanham a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição, que corresponde à emancipação política do Brasil.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Trovadorismo

Trovadorismo - Foi o primeiro movimento dentro das escolas literárias. O trovadorismo se baseou na literatura e poesia, durante o século XI, na idade média. Teve início na Europa, e deu o ponta pé inicial para as seguintes manifestações literárias.

As primeiras manifestações literárias em terras brasileiras ocorreram no período do Brasil-Colônia. Destacam-se como tais, um conjunto de obras portuguesas ocorridas a partir do século XVI, manifestadas por meio dos escritos produzidos pelos viajantes, no intento de relatar as descobertas marítimas e terrestres.

O primeiro documento existente que possa ser considerado literatura brasileira é a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita por Pero Vaz de Caminha a Manuel I de Portugal e que continha uma descrição de como o território brasileiro parecia em 1500.

Comemora-se, em 21 de junho, 177 anos de Machado de Assis
Suas contribuições para praticamente todos os gêneros literários fizeram com que fosse unanimemente considerado o maior nome da literatura nacional.

Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente.
Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

Pós-modernismo

Pós-modernismo (1950 até hoje)
A escola Pós-modernismo é a que vivemos atualmente.

Os textos do período surgem da necessidade dos viajantes de expressar as impressões das terras encontradas além-mar. Dessa forma, as crônicas de viagem e a literatura de informação são produções que se destacam nesse momento.