Quais foram os principais motivos que estimularam a mudança dos imigrantes no campo?

Perguntado por: aapolinario3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os motivos que mais influenciaram na mudança do campo para a cidade foram: Esperança de emprego. Desejo por melhores condições de vida. A insegurança e a instabilidade que a vida no campo proporcionava.

9 resposta(s) A modernização da produção agrícola, a concentração fundiária, a busca por melhores condições de vida e melhores empregos, entre outros fatores.

b) como se realiza a migração cidade-campo. Resposta: Muitos trabalhadores expulsos do campo passam a residir na periferia das cidades, onde constituem bolsões de mão-de-obra barata que é recrutada para o trabalho agrícola sob a condição de volante ou bóia-fria. Assim, se configura um movimento pendular cidade-campo.

No Brasil, o principal fator que impulsionou as migrações foi o econômico. Em diversos momentos da história do país, determinadas atividades econômicas expandiram, atraindo um grande fluxo de pessoas à procura de emprego ou da melhoria de seu nível de vida.

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

Afinal, por que as pessoas migram?

  • Fatores econômicos: busca de oportunidades de trabalho.
  • Fatores sociais: busca de melhores condições de vida.
  • Fatores culturais: busca de identificação cultural.
  • Fatores ambientais: busca por locais em que não haja problemas ambientais.

No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.

Ocorrem em meio a complexas situações da sociedade marcada por conflitos, guerras, desequilíbrios sócio-econômicos, violência, pobreza, fome, exploração.

A transformação do meio rural foi fator determinante para que a população da região diminuísse. Esse processo está principalmente relacionado com a instalação de máquinas no processo produtivo do campo, fazendo com que os trabalhadores perdessem seus empregos.

Denomina-se “êxodo rural” o processo de migração de pessoas da zona rural para a urbana, ou seja, a saída de moradores do campo com destino às grandes cidades.

O que é êxodo rural? O significado de êxodo rural relaciona-se ao movimento migratório das populações que vivem no campo em direção aos grandes centros urbanos.

Êxodo Rural é um processo de migração em que as pessoas mudam do campo para a cidade. Esse nome foi escolhido para retratar uma mudança em larga escala, ou seja, quando o número de pessoas que se mudam é alto durante um determinado período.

No ano de 1970, o número de pessoas vivendo nas cidades ultrapassou o número de moradores do campo em escala nacional, e a população brasileira passou a ser majoritariamente urbana.

Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções.

A imigração de diversos países que tiveram sua economia melhorada como Polônia e México para a Europa e EUA diminuiu. Por outro lado, aumentou a imigração de trabalhadores altamente especializados procurando empregos em grandes empresas em países ricos.

Italianos, portugueses e espanhóis são os primeiros a migrar em massa para o Brasil no final do século XIX. No início do século XX, os italianos chegam a compor mais da metade dos estrangeiros da capital. Em menor número, chegam os japoneses, austríacos e alemães.

A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.

O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é o econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida em outras nações.