Quais foram os principais fundamentos do socialismo soviético?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

RESPOSTA: A estatização da economia, a coletivização da agricultura, o estímulo à indústria pesada, o planejamento econômico estatal, o sistema de partido único, o controle dos meios de comunicação, as perseguições aos opositores do regime, o líder político visto como infalível, benefícios sociais à população.

O socialismo é um sistema político e econômico que tem como principal fundamento a igualdade. O objetivo do sistema é a transformação da sociedade através da distribuição de renda e de propriedades para diminuir a desigualdade social.

A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. sovietico: União Soviética foi uma nação que surgiu como resultado da implantação do socialismo na Rússia.

A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista. As transformações nesse levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.

A economia foi caracterizada pelo controle estatal do investimento, propriedade pública de ativos industriais, estabilidade macroeconômica, desemprego insignificante e alta segurança no emprego.

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo o poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

A política socialista tem uma orientação tanto internacionalista quanto nacionalista; organizada por meio de partidos políticos e contra a política partidária; às vezes coincidindo com os sindicatos e outras vezes independentes e críticos deles; e presente em países industrializados e em desenvolvimento.

A primeira corrente do pensamento socialista foi denominada socialismo utópico e desenvolvida na Primeira Revolução Industrial. O filósofo e economista francês Saint-Simon foi seu principal intelectual.

Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo.

Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial. Diante dos problemas apresentados, a população soviética ficava cada vez mais descontente com o sistema socialista.

No auge da crise, vários países abandonaram a União Soviética. Na Rússia, Boris Yeltsin assumiria o cargo de presidente, em 1991, e decretaria o final da União Soviética, permitindo a criação de novos países. A Crise Soviética levou à dissolução da União Soviética e, por consequência, ao término da Guerra Fria.

Uma política que caracterizou-se pela nacionalização da economia e pela luta contra a desigualdade social, a miséria e a fome. Também dentro dessas medidas, estava a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.

O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.

Em 1892, o Primeiro Congresso Socialista do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro. Mais tarde naquele ano, em São Paulo, ocorreu outro Congresso Socialista, independente deste último. Nesse mesmo ano, foi fundado no Rio de Janeiro o Partido Operário Socialista. Este é considerado o primeiro partido socialista do Brasil.