Quais foram os primeiros instrumentos indígenas a serem criados?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Os instrumentos musicais indígenas foram extraídos da floresta e tem a finalidade de reproduzir os sons mágicos da mata. O índio compõe, toca, canta e dança em harmonia com a natureza.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Os instrumentos musicais estão divididos em três grandes grupos: percussão, sopro e cordas. Além desses, há também instrumentos musicais eletrônicos.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Foi a flauta. De 1995 para cá, escavações arqueológicas em cavernas e cordilheiras da Europa e do Sudeste Asiático desenterraram cerca de 30 exemplares feitos de tíbia de abutre, fêmur de urso e marfim de mamute.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

Entre os instrumentos mais utilizados estão vários tipos de instrumentos de sopro (trombetas e trompas, como o shofar, flautas, oboés), percussão (tambores, sistros e crótalos) e cordas (como liras, cítaras e harpas).

Instrumentos musicais indígenas
Utilizam cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Dão o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.