Quais foram os primeiros instrumentos de medição?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Assim, da necessidade do ser humano de gerar uma medição precisa, principalmente para o comércio, um dos primeiros instrumentos de medição de que se tem notícia é a balança, inventada pelos egípcios, 5 mil anos antes de Cristo.

Para medir comprimentos, o homem tomava a si próprio como referência. Usava como padrões determinadas partes de seu corpo. Foi assim que surgiram: a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça, o passo. Alguns desses padrões continuam sendo usados até hoje.

Agora, vamos à lista!

  1. Trena. A trena é um dos instrumentos de medição mais comuns. ...
  2. Paquímetro. ...
  3. Nível a laser. ...
  4. Micrômetro. ...
  5. Multímetro.

Inicialmente, as medidas eram inspiradas no corpo humano. Por exemplo, a unidade mais usada na antiguidade, principalmente pelos egípcios, era o Côvado, distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio. O padrão real desta medida correspondia a 7 palmos ou 28 dedos, equivalente hoje a 52,3 centímetros.

Desde a história antiga, as ferramentas para medição foram umas das primeiras inventadas pelo homem. As civilizações antigas já realizavam medições rudimentares para diversas tarefas como a construção de habitações de tamanho e forma apropriados, moldagem de roupas, entre outros.

Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos.

As maneiras como mediam as grandezas eram bastante simples: usavam partes do próprio corpo, como o comprimento do pé, a largura da mão ou a grossura do dedo, o palmo e a passada. Utilizavam ainda uma vara ou um bastão.

Os instrumentos de medição são dispositivos usados para designar com precisão diversos tipos de medida, como energia, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão, ângulo e diversas outras grandezas.

Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam como padrão de medida de comprimento, o cúbito: que é a distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Como as pessoas têm tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra, ocasionando as maiores confusões nos resultados das medidas.

Uma das unidades de medição de massa mais antigas encontradas foi o mina que foi encontrada na região referente a Babilônia e que equivale a cerca de 640 gramas. O siclo (shekel), conhecido pelos hebreus (e por nós através da bíblia) como uma unidade padrão de massa e monetária, era uma unidade babilônica.

Os gregos usualmente mediam ângulos através do comprimento da sombra produzida por uma vareta ( chamada gnomon, ou indicador ) cravada verticalmente no chão.

O método de medição, como definido no Vocabulário Internacional de Metrologia - VIM (2012), é: a descrição genérica duma organização lógica de operações utilizadas na realização duma medição. Os métodos de medição podem ser classificados de duas formas: medição direta e medição indireta.

Existem dois métodos para realizar medições dimensionais: a medição direta e a indireta. Com medições diretas, os instrumentos de medição como calibradores, micrômetros e máquinas de medição por coordenadas são usados para medir as dimensões do alvo diretamente.

1 – Paquímetro
Ele é um importante aliado na hora em que você precisar conferir ou comparar medidas, proporcionando um grau maior de exatidão.

As primeiras unidades de medida usadas na história eram diretamente relacionadas com partes do corpo humano, tais como: O pé já era usado na antigüidade pelos gregos, que dividiam um “pé” em 16 “dedos”.

Tempo fluido
A clepsidra ou relógio de água também foi um dos primeiros sistemas de medição de tempo criados pelo homem. É um dispositivo movido a água que utiliza a força da gravidade. A clepsidra mais antiga já descoberta é da era de 1400 a.C, e pode ser vista no Museu Egípcio do Cairo.

As sete grandezas de base, que correspondem às sete unidades de base, são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.