Quais foram os primeiros habitantes da Floresta Amazônica?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Grupos indígenas, como os Yanomami, os Ashaninka, os Matis, os Marubo e os Kayapó, habitam a Amazônia há milhares de anos e lentamente acumularam um conhecimento detalhado sobre a floresta tropical úmida e os métodos para dela tirar sua subsistência.

Na FASE PALEOINDÍGENA, a população era pouco numerosa, dispersa, nômade e estava baseada na coleta de frutas e moluscos, na pesca e na caça. Acredita-se que a ocupação paleoindígena da Amazônia tenha ocorrido por volta de 11,2 mil anos.

Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.

Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.

Além de Roraima, os migrantes venezuelanos chegaram ao Brasil pelo Amazonas. Outra nacionalidade muito presente na Amazônia é a japonesa, principalmente no Amapá e Amazonas. A presença dos japoneses na região, na verdade, é histórica e remonta ao início do século XX e se intensificou com a Zona Franca de Manaus.

O Amazonas ganhou esse nome em 1541 por causa do explorador espanhol Francisco de Orellana, que, ao ser atacado por índios, fantasiou tratar-se de guerreiras como as da mitologia grega – numa “fábula extravagante”, observa Almeida. Mais sóbrios, os índios o chamavam de Parà-nà-guaçú, ou “semelhante ao mar grande”.

Os povos originários são populações que se tornaram primeiros habitantes de um território, com forma de organização social e cultura exclusivas ao seu grupo. No Brasil, os povos originários são os indígenas brasileiros que habitaram o país antes da chegada dos europeus.

Páginas na categoria “Povos indígenas no Amazonas

  • Povo:Banawá
  • Povo:Baniwa.
  • Povo:Barasana.
  • Povo:Bará
  • Povo:Baré
  • Povo:Borari.

A floresta provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequência de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha se alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia amazônica.

A população do Amazonas é composta por brancos (24,2%), negros (3,1%), pardos ou mestiços (66,9%), indígenas (4,0%) e amarelos (0,3%).

História do Amazonas
Após o descobrimento do Brasil, a região foi alvo de exploradores portugueses. O processo influenciou na decisão do Tratado de Madri, de 1750, que dava posse definitiva da região para a Coroa Portuguesa. O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850.

Os imigrantes eram, principalmente, portugueses, ingleses, franceses, italianos e de outras regiões da América, gerando um crescimento demográfico que obrigou a cidade a passar por mudanças significativas.

As duas lendas mais famosas são Atlântida – ilha grega que teria sido engolida pelo mar – e Eldorado, cidade feita de ouro que estaria em algum lugar da floresta amazônica entre o estado brasileiro de Roraima e a Venezuela.

A fase da Pré-História Tardia vai de 1000 a.C. a 1000 d.C. Surgem, à margem dos principais rios da Amazônia, sociedades indígenas bastante complexas em aspectos demográficos, econômicos e políticos. Essas sociedades recebem o nome de cacicados complexos.

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, antes mesmo da chegada dos portugueses eles já habitavam as nossas terras. Hoje é dia de homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade da cultura indígena e pelo respeito a ela. A presença indígena no Brasil ocorre atualmente em 26 estados e no Distrito Federal.