Quais foram os momentos mais marcantes da Revolução Francesa?
Segue a lista das principais datas e eventos dessa etapa na linha do tempo sobre a Revolução Francesa:
- 13 de julho de 1793: Assassinato de Marat, nova Constituição;
- De março a dezembro de 1793: Contrarrevolução da Vendéia;
- Setembro de 1793 a julho de 1794: Terror revolucionário;
Quais são as principais características da Revolução Francesa?
As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.
Qual é a importância histórica da Revolução Francesa?
O ciclo revolucionário foi fundamental para a formação da sociedade moderna, pois trouxe concepções importante a respeito da democracia. "A Revolução Francesa teve importância na sociedade moderna e liberal atual, ressaltando a importância das liberdades individuais, tripartição dos poderes", explicou.
Qual foi a principal consequência da Revolução Francesa?
Consequências da Revolução Francesa
Os dez anos da revolução marcaram profundamente a política, a sociedade e a economia da França, começando pelo fim dos privilégios da aristocracia e libertação dos laços que prendiam os camponeses ao clero e a nobreza.
Qual foi o impacto da Revolução Francesa para o mundo?
A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.
Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?
Prisão e morte
Em 1972, Luís foi oficialmente preso e enviado, junto com sua família para a Torre do Templo. Julgado e condenado por traição, foi guilhotinado no dia 21 de janeiro de 1793, na “Place de la Révolution” (depois Praça da Concórdia), em Paris.
Quem se destacou na Revolução Francesa?
Napoleão Bonaparte, um dos mais jovens e destacados generais da Revolução, era o nome esperado pela burguesia para dar ordem à situação política francesa. Em 1799, ao regressar do Egito à França, Napoleão encontrou um cenário conspiratório contra o governo do Diretório.
Quais foram as conquistas da revolução?
Alguns dados sobre as conquistas da revolução: A 27 de maio de 1974 foi instituído o salário mínimo nacional no valor de 3.300 escudos. A 4 de dezembro será instituído o pagamento do 13º mês. As mulheres ganharam direitos como o acesso à magistratura e à carreira diplomática em 12 de julho de 1974.
Quantas pessoas foram mortas na Revolução Francesa?
16 594 pessoas
Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior, com cerca de 10 mil mortes que ocorreram sem julgamentos ou em prisões.
Quais foram as três principais fases da Revolução Francesa?
Fases da Revolução Francesa (1789-1799)
- Antecedentes da Revolução Francesa.
- Fase da Monarquia Constitucional (1789-1792)
- Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)
- Diretório (1794-1799)
- ––––––––––––––––
- Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:
Quais as fases da Revolução Francesa e seus principais acontecimentos?
Quais são as 3 fases da Revolução Francesa?
- Monarquia Constitucional ou Assembleia Constituinte (1789-1792) O período da Monarquia Constitucional foi marcado pela publicação da importante Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789. ...
- Convenção ou Período do Terror (1792-1795) ...
- Diretório (1795-1799)
Quais foram as principais mudanças provocadas pela Revolução Francesa?
Em 1789, acontecia na França a revolução que marcaria o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. A Revolução Francesa causou a queda de uma monarquia, o enfraquecimento da Igreja e o fim da aristocracia.
Qual o legado da Revolução Francesa para os dias atuais?
A ampliação da liberdade e do conhecimento desta liberdade, os princípios de justiça, de respeito ao outro, de respeito fraterno à sua liberdade e diferença são os legados universais da Revolução Francesa.
Quais direitos foram conquistados a partir da Revolução Francesa?
A Declaração de 1789 consagrou os direitos naturais da igualdade, liberdade, fraternidade, propriedade, segurança e resistência à opressão. Os princípios políticos inspirados pelo contratualismo formaram a base de sustentação ideológica do Estado constitucional contemporâneo.
O que foi o grande medo da Revolução Francesa?
O Grande Medo nasceu do temor dos “bandidos”, que, por sua vez, explica-se pelas circunstâncias econômicas, sociais e políticas em que se encontrava a França em 1789. No Antigo Regime, a mendicância era uma das pragas do campo. A partir de 1788, o desemprego e o encarecimento dos produtos alimentícios se agravaram.
Qual foi a influência da Revolução Francesa para o Brasil?
Influências históricas:
Eventualmente, no campo das ideias, a França influenciou muitos brasileiros também. A Inconfidência Mineira, evento histórico no Brasil, foi um movimento inspirado pelo Iluminismo, bem como a a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, guarda grandes traços da Revolução Francesa.
Qual foi a importância da Revolução Francesa para os direitos Humanos?
Após a Revolução Francesa em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão concedeu liberdades específicas de resistência à opressão, como uma “expressão da vontade geral”. Em 1789, o povo francês promoveu a abolição da monarquia absoluta e abriu caminho para o estabelecimento da primeira República Francesa.
Qual era o principal objetivo de Napoleão?
O equilíbrio interno conquistado possibilitou a Napoleão pôr em prática seu plano principal: fazer da França a maior potência do continente. Várias vitórias se seguiram e deram ao imperador o controle de quase toda e Europa central.