Quais foram os materiais retirados da natureza que eram usados pelos humanos para fazer as pinturas rupestres?

Perguntado por: icarvalho4 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

A pintura rupestre é uma técnica que consiste em pigmentos depositados sobre as rochas de cavernas, sendo que os desenhos retratavam o cotidiano das civilizações pré-históricas. Essas tinturas eram feitas a partir de extratos vegetais, argilas, minerais e ossos carbonizados.

Resposta verificada por especialistas
Na pintura rupestre, o material não utilizado era a tinta acrílica (C).

E as pictografias são pinturas feitas com diferentes pigmentos: o carvão de uma fogueira, sangue de animais, além de minerais como o giz, a limonita ou a hematita.

Nesse período, as pinturas eram feitas nas rochas e sua principal característica era o naturalismo. Além de figuras abstratas, foram desenvolvidas figuras de animais e homens. Geralmente, demostravam imagens de caça.

A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.

Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.

Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim. Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases.

Essas pinturas eram realizadas nas paredes das cavernas, e quem as fazia utilizava-se de materiais como sangue, terra e carvão.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

Pinturas rupestres foram encontradas em variadas partes do mundo, como nas Cavernas de Chauvet (França 1994), Lascaux (França 1994), Altamira (Espanha 1868), essa última, foi a primeira produção descoberta, porém a veracidade das pinturas só foi reconhecida em 1902.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Arte Rupestre no Brasil

  • Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
  • Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
  • Cariris Velhos (Paraíba)
  • Lagoa Santa (Minas Gerais)
  • Rondonópolis (Mato Grosso)
  • Peruaçu (Minas Gerais)

As gravuras rupestres, também chamadas de petroglifos, são desenhos feitos através de fendas nas rochas usando ferramentas pontiagudas. Como exemplo há as Gravuras rupestres de Tanum, encontradas na Suécia. São aproximadamente 3 mil imagens, sendo que o maior painel foi localizado nos anos 70.