Quais foram os impactos sociais na cidade de Altamira?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Dezenas de milhares de indígenas e povos tradicionais foram forçados a abandonar suas casas e seu meio de subsistência: a pesca. Enquanto isso, a cidade de Altamira sofreu um período de expansão e quebra, com a chegada de diversos trabalhadores, que, mais tarde, a abandonaram.

Os impactos socioambientais são aqueles que dizem respeito às alterações no meio onde vivem os seres humanos. Um exemplo bastante claro de uma atividade humana que gera impacto socioambiental é a construção de barragens para a criação de usinas hidrelétricas. Os prejuízos ambientais e sociais costumam ser imensos.

O Programa de Ação para Controle da Malária (PACM), financiado pela Norte Energia, resultou na redução de 98% nos casos de malária, a partir do início de sua implantação nos municípios da área de influência direta da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Os impactos socioambientais gerados pela construção de barragens são: Desmatamento da área local; Poluição do ar na região; Poluição das águas; Degradação e erosão dos solos locais; Alteração do microclima da região; Prováveis abalos sísmicos; Destruição do habitat da fauna; Extinção de algumas espécies nativas; ...

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

O que é impacto social? Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders. O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.

Danos ao patrimônio cultura da cidade; Perda de áreas agricultáveis; Uso excessivo de máquinas que interferem na fauna aquática; Deterioramento das margens por assentamentos urbanos ou rurais.

Embora sejam reconhecidas como fontes renováveis de energia, são res- ponsáveis pela inundação de áreas de floresta nativa; pelo desvio e alteração do curso de rios; pela perda de hábitats, dentre outros impactos no ecossistema e na biodiversidade (SOITO; FREITAS, 2011; FONSECA, 2013; FEARNSIDE, 2015).

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

São os chamados efeitos indiretos da pandemia, relacionados à perda de trabalho e renda, aumento da informalidade, da pobreza e da fome, entre outras vulnerabilidades socioespaciais.

Na década de 90, a malária aumentou de forma preocupante, atingindo sua maior incidência, com 632.813 casos, dos quais 99,7% na Amazônia Legal (composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:

  1. uso de mosquiteiros;
  2. roupas que protejam pernas e braços;
  3. telas em portas e janelas;
  4. uso de repelentes.

Os impactos sociais com o rompimento da barragem são muito complexos e passaram por diferentes linhas de discussão: destruição de estruturas públicas e privadas; alteração do modo de vida de comunidades tradicionais e perda de patrimônio imaterial; perda da capacidade produtiva de pequeno agricultor; saúde de ...

Constatou-se a degradação da paisagem e da qualidade da água, o assoreamento e a alteração da vazão de cursos d'água. No meio biológico observou-se a destruição de áreas de reprodução de peixes, redução da área coberta por vegetação nativa e perda de biodiversidade.

Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação

  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.

deposição incorreta de lixo e resíduos sólidos na superfície do planeta; modificação do relevo que é resultado da extração de recursos minerais; contaminação das fontes de água devido às várias atividades produtivas; expansão de fenômenos como a urbanização e a industrialização mundial.

A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.