Quais foram os impactos negativos e positivos causados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Para moradores de Altamira, Belo Monte trouxe renda e problemas. A construção da usina Belo Monte levou oportunidades de emprego a Altamira, cidade que abriga o canteiro da obra, mas as consequências negativas também foram sentidas pela população, com o aumento da violência em destaque.

Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.

Ocorreram mortes de peixes e seus estoques despencaram, e as tartarugas que se alimentavam de peixes deixaram de se acasalar, prejudicando os meios de subsistência das comunidades tradicionais ao longo do rio Xingu.

Os principais aspectos negativos da construção da hidrelétrica, segundo os moradores de Altamira, são: aumento da violência e da criminalidade (citados por 39%); problemas relacionados ao trânsito, como congestionamentos, aumento do número de acidentes e imprudência (20%); questões ligadas ao meio ambiente, como ...

Os pontos positivos de alguém são as suas principais qualidades. É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

A energia hidrelétrica é uma fonte limpa, pois gera eletricidade sem emitir gases de efeito estufa ou outros poluentes: contribui para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, reduzindo a poluição do ar e mitigando a mudança climática.

A hidreletricidade melhora o ar que respiramos.
As usinas hidrelétricas não produzem poluentes do ar. Muito freqüentemente, elas substituem a geração a partir de combustíveis fosseis, reduzindo assim a chuva ácida e a fumaça. Além disso, os empreendimentos hidrelétricos não geram subprodutos tóxicos.

Principais formas de impacto positivo
programas de preservação ambiental; recuperação de áreas desmatadas; replantio de árvores; limpeza de rios.

As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode comprometer o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região (SANTOS 2012).

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Os impactos decorrentes da construção da hidrelétrica de Belo Monte sobre os diversos atores que vivem na região onde se pretende construí-la estão relacionados com. a promoção do desenvolvimento das atividades tradicionais possibilitada pela disponibilidade de energia.

Para Rafaela, a usina também dividiu os indígenas, criando conflitos entre os povos na busca por terra e comida. “Belo Monte conseguiu dividir os povos, conseguiu dividir famílias. Antes era tudo junto. Hoje tem indígena ribeirinho, indígena pescador, tem indígena fora do território.

As obras da Usina de Belo Monte, que foi idealizada na década de 1980, já foram interrompidas várias vezes desde o início de sua construção em junho de 2011, em decorrência de protestos e ocupações realizadas por índios e ambientalistas, e também por intervenções do Tribunal Regional Federal e do Ministério Público.