Quais foram os fatores que possibilitaram o grande crescimento populacional nas últimas décadas do século passado?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional.

O crescimento da população mundial no último século foi balizado pelas melhorias nas condições de saúde, de emprego e de renda da população. O século XX marcou avanços importantes em diversas áreas da sociedade, como a melhoria do acesso às políticas públicas em saúde e saneamento básico.

Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc. Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional.

Melhorias e inovações na saúde, aumento da qualidade de vida, maior fluxo imigratório e maiores taxas de natalidade são fatores que influenciam no crescimento populacional. As populações mundial e do Brasil seguem tendência de desaceleração do crescimento.

Fatores como doenças, epidemias, condições precárias de higiene e saneamento, escassez de alimentos, por exemplo, reduziam a expectativa de vida da população, contribuindo para que as taxas de crescimento vegetativo (diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade) fossem baixas.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto.

- cultura de grande número de filhos nas famílias; - melhora das condições médicas, hospitalares e sanitárias; - grandes fluxos migratórios que ocorrem ao longo do processo de povoamento do Brasil; - grande fluxo de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades);

industrialização, urbanização, vacinas, surgimento de novos remédios, melhorias na infraestrutura e qualidade de vida das pessoas.

O aumento populacional se deveu principalmente às melhores condições das saúde pública, refletindo-se numa queda substancial da mortalidade. A expectativa de vida do brasileiro aumentou significativamente ao longo do século 20.

O crescimento populacional no Brasil elevou-se por volta do ano de 1940, quando as taxas de mortalidade apresentaram declínio em decorrência de melhorias na qualidade vida e avanços na medicina. A urbanização contribuiu para o declínio das taxas de natalidade dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Os fatores que colaboram para esse fenômeno são as elevadas taxas de natalidade, associadas à redução da mortalidade ao longo do século XX, possibilitadas pela melhoria das condições de higiene e pela ampliação do atendimento médico-hospitalar.

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

CRESCIMENTO HISTÓRICO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

  • Por um lado, a Revolução Neolítica, período em que o ser humano começa a dominar a natureza levando ao surgimento da agricultura e das práticas pecuárias. ...
  • Por outro lado, a Revolução Industrial que provoca uma explosão demográfica sem precedentes até esse momento.

A população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.

Nos 150 anos que separam a primeira operação censitária da última, o Brasil aumentou a sua população em mais de 20 vezes: ao todo, um acréscimo de 193,1 milhões de habitantes. O maior crescimento, em números absolutos, foi registrado entre as décadas de 70 e 80, quando houve uma adição de 27,8 milhões de pessoas.

Fatores como urbanização, queda da fecundidade da mulher, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, a mudança ideológica da população entre outros têm interferido diretamente na redução desse crescimento populacional.

O ritmo de crescimento demográfico se desacelerou no século XXI, mas como o volume populacional já era elevado, houve um acréscimo de 1 bilhão de habitantes somente entre 2000 e 2011. A Divisão de População da ONU estima, na projeção média, que a população mundial alcance 10,9 bilhões de habitantes em 2100.

Resumo sobre crescimento vegetativo
O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.