Quais foram os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários?

Perguntado por: lourique9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários foram a fraqueza das instituições públicas e democráticas dos países, grande insatisfação da população com os regimes vigentes e crises econômicas, políticas e sociais.

Dois fatores foram determinantes para a cristalização do totalitarismo como movimento de massas: primeiro o declínio dos Estado-nações devido a expansão do imperialismo e a conseqüente ascensão política da burguesia com sua visão egocêntrica e privada de mundo, e segundo lugar, o colapso do sistema de classes – e por ...

O aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.

O contexto que possibilitou a ascensão do totalitarismo foi a crise econômica e social que a Itália enfrentava após a I Guerra Mundial. Além das consequências da guerra, o país também sofria com o grande número de desempregados e a fome.

Resposta. O termo “totalitarismo” surgiu na década de 1920 e foi criado, a princípio, para referir-se ao fascismo italiano, o primeiro regime totalitarista que foi implantado. Foi a partir do sucesso do fascismo italiano é que o fascismo conquistou força para espalhar-se como alternativa política em toda a Europa.

Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes. Junto do poder de intimidação, o totalitarismo apoiava-se em uma intensa propaganda ideológica com o objetivo de doutrinar a população e ressaltar as supostas benfeitorias realizadas pelo regime.

A tirania, o despotismo, a autocracia, o imperialismo, o cesarismo, o bonapartismo, o totalitarismo, o fascismo, o nazismo, o corporativismo e comunismo stalinista, o maoismo e o juche são algumas das formas históricas de manifestação de autoritarismo.

Existem alguns fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nacional Fascista na Itália, como a grave crise econômica que a Itália enfrentava e o não atendimento de reivindicações territoriais no pós Primeira Guerra Mundial. Essa frustração vai inflar ainda mais o nacionalismo italiano.

Como surgiu o fascismo na Itália? O surgimento do fascismo na Itália teve relação direta com a situação desse país após a Primeira Guerra Mundial e o fortalecimento do socialismo nele após o sucesso da Revolução Russa de 1917.

Os regimes totalitários, em geral, sustentavam um forte militarismo — muito útil para calar as vozes dissidentes — e eram acompanhados por um forte aparato de propaganda ideológica, cujo principal objetivo era promover o culto ao líder e ressaltar os feitos do regime.

O principal fator que contribuiu para a Crise de 1929 foi a expansão de crédito, emitido pelo Federal Reserve System – Sistema de Reserva Federal – (uma espécie de Banco Central Americano) desde 1924, ainda sob o governo do presidente Calvin Coolidge.

O principal efeito da crise econômica foi a polarização política entre os movimentos e partidos de esquerda, que responsabilizavam o capitalismo e a grande burguesia pela crise econômica, e os grupos de extrema direita, apoiados pela grande burguesia e pela classe média.

A Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929, foi uma grande recessão que iniciou nos Estados Unidos e atingiu também toda a economia mundial. As principais causas da crise foram a superprodução da indústria e a especulação financeira.

A ignorância e o desespero da população diante da crise econômica foram os fatores primordiais para a ascensão de Mussolini e Hitler. De certa forma, os cidadãos da Itália e da Alemanha acreditavam que os regimes totalitários seriam a resposta para a resolução dos problemas sociais e econômicos enfrentados na época.

Consequências do Tratado de Versalhes
Hitler ovacionado por alemães depois de ser nomeado chanceler da Alemanha. Essa insatisfação geral também permitiu o surgimento de ideologias políticas radicais, o que culminou no nazismo e 20 anos mais tarde, na eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar: a) o ideário da "raça pura". b) conflitos entre burguesia e nobreza. c) crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

Resposta. Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de (crise europeia), deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. A crise levou a uma caótica situação de alta inflação, miséria, fome, desemprego e falta de assistência básica à população.

Resposta. No período Entre guerras proliferaram os regimes totalitários, governos militarizados, que baseavam seu poder na força das armas e da propaganda política.

O totalitarismo é um regime político em que o governo é autoritário, nacionalista, antidemocrático e militarista. O Estado tem grandes poderes que abrangem todos os setores da vida dos cidadãos, incluindo educação, lazer e exercício da cidadania.

Características do Fascismo

  1. Valoriza o nacionalismo. ...
  2. Totalitarismo e Corporativismo. ...
  3. Ênfase no militarismo. ...
  4. Obsessão com a segurança nacional. ...
  5. Desprezo pelos direitos humanos. ...
  6. Desprezo por intelectuais e artistas. ...
  7. Controle da mídia e censura. ...
  8. Usa a religião como forma de manipulação.

O movimento fascista nasceu na Itália em março de 1919, quando Benito Mussolini fundou o Grupo Italiano de Combatentes (FIC), que viraria o Partido Nacional Fascista (PNF), uma organização paramilitar de cunho nacionalista que unia em especial ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, homens desempregados e jovens.