Quais foram os erros de Sansão?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos
  • Casamento mal estruturado (Juízes 14:1-3): Sansão cometeu três grandes erros. ...
  • Falta de consagração: Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta e coabitou com ela. ...
  • Não levar a sério as advertências de Deus.

Ele perdeu a visão, a luz, o sentido principal da vida para desenvolver o seu trabalho. Sansão perdeu o rumo e a direção completamente. Ficou nas trevas fisicamente e muito mais espiritualmente. Sentiu terríveis dores e perdeu a direção.

Quando ele derrubou o templo de Dagom e matou a si mesmo e aos filisteus, a estrutura caiu para trás, para que ele não fosse esmagado, e sua família pôde, assim, encontrar seu corpo e enterrá-lo na tumba de seu pai.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

Dalila morre ao ser atingida por uma das colunas do palácio.

Prisão e morte
Dalila sentiu que Sansão havia contado a verdade e chamou o chefe dos filisteus. Dalila fez Sansão dormir e cortou seu cabelo. Ao acordar tinha perdido toda sua força e os filisteus o agarraram, lhe furaram os olhos e o levaram para Gaza.

Dalila usou seu encanto em Sansão até que ele confessou que amarrá-lo com cordas de arco novas o tornaria impotente. Uma noite, enquanto Sansão dormia, Dalila o amarrou com cordas de arco, mas assim que ele acordou, Sansão se libertou facilmente. Sansão então disse a Dalila que novas cordas eram a resposta.

Então, comparando isso com o mel que saiu da carcaça do leão onde as abelhas se alojaram na experiência de Sansão, isso implica que da desobediência de Sansão a Deus, algo bom saiu no final. Ou seja, ele foi capaz de libertar Israel dos filisteus como Deus o destinou a realizar (Juízes 13:5).

Resposta verificada por especialistas. A moral da história de Sansão e Dalila é que jamais devemos nos desviar de nossa jornada pessoal ou mesmo espiritual, de nossos valores éticos e morais em função de outra pessoa, independentemente de quem seja.

É um dos maiores pecados que tem levado as pessoas à derrota, a perder a unção, a paz, a alegria, a fé, a vida com Deus. Muitos líderes hoje são derrotados, no homossexualismo, lesbianismo, prostituição, lascívia, adultério, quer mentalmente ou com ações práticas. Sansão caiu nessa também.

A tradição não dá conta de que Sansão era um nazireu. Isto é, separado e consagrado para servir a Deus. Submetido a um voto, era vinculado a muitas proibições: não podia beber álcool, tocar um corpo morto e cortar o cabelo. Sua força, assim, não derivava necessariamente de sua imensa cabeleira.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger.

O primeiro casal desobedeceu a palavra que Deus falou. A desobediência a palavra falada por Deus foi o pecado original. Deus disse: “… não coma a fruta da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal” e nossos pais infelizmente desobedeceram a palavra que Deus falou.

Na novela, Aquilino supre a falha do nome: a esposa de Sansão chama- -se Hegla, e a meretriz chama-se Micha.

Após trair Sansão, Dalila recebe recompensa | Tagem.