Quais foram os dois elementos que influenciaram a técnica da pintura renascentista?

Perguntado por: rnunes7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

A pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor.

Pintura renascentista
A primeira foi a utilização de perspectiva, deixando as pinturas mais reais e vivas com as técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume na obra. Pintores brincavam com jogo de cores quentes com frias, para variar a luz e permitir distância ou proximidade.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Assim, o renascimento nas artes plásticas se originou, de forma gradual e natural na Itália e foi propagado e abraçado pela Europa e ao redor do globo, modificando e transformando a pintura, a escultura, a arquitetura, a filosofia, a literatura e a música.

A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Qual era a fonte de inspiração dos artistas renascentistas? A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

O Humanismo no Renascimento Cultural foi o grande responsável pela divulgação dos valores renascentistas pela Europa.

As obras criadas pelos artistas renascentistas tinham como principal característica o antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo, além do racionalismo, cientificismo, naturalismo, universalismo e hedonismo.

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

c) Qual característica do Renascimento se pode perceber na fonte 2? O antropocentrismo; ou seja, o homem no centro das atenções e como medida de todas as coisas.

Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.

Entalhar, cinzelar, modelar, fundir e construir. Essas são diferentes técnicas utilizadas na produção de esculturas – sendo que uma ou mais dessas podem ser trabalhadas em uma peça ou conjunto.

Os longos cabelos grisalhos e barba volumosa transmitem a ideia de sabedoria. Sua vestimenta é representada de maneira fluida, o que permite a observação do corpo jovem e musculoso, como o de Adão. Essa maneira de representação do ser humano, valorizando a corporeidade, é característica da arte renascentista.

O domínio da perspectiva, técnica que permite transmitir a sensação de profundidade em uma superfície plana. Por meio dela os artistas obtinham efeitos tridimensionais em suas telas e afrescos.

O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.