Quais foram os cinco importantes documentos originados da eco-92?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A Rio-92 resultou na elaboração dos seguintes documentos oficiais:

  • Carta da Terra.
  • Convençôes: Biodiversidade, Desertificação e Mudanças climáticas.
  • Declaração de princípios sobre florestas.
  • Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.
  • Agenda 21.

Foi a segunda grande reunião das Nações Unidas sobre o meio ambiente e reuniu 178 Estados-nação. A conferência teve como resultado a Convenção sobre Mudanças Climáticas, a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a Declaração do Rio, a Declaração sobre Florestas e a Agenda XXI.

A ECO-92 foi uma das maiores convenções sobre o meio ambiente realizadas no mundo. Ela foi importante porque tornou oficial a aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável no campo das ações, balizando a maioria das discussões e dos resultados obtidos pela Cúpula da Terra, como foi o caso da Agenda 21.

179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”.

“A Eco-92 apresenta pela primeira vez a ideia de que a sustentabilidade ambiental está relacionada às questões sociais de classe, raça, gênero e etnia.

A partir dessas contribuições, o Secretariado preparou um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês), o qual foi negociado em reuniões ao longo do primeiro semestre de 2012.

Eco-92 ou Rio-92 é o nome pelo qual popularmente ficou conhecida a Segunda Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Seu principal objetivo foi trazer a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e como os países estabeleceriam sua prática.

A Eco-92 debateu metas para controlar as emissões de CO2 na atmosfera e a criação de parâmetros para a proteção da biodiversidade, incluindo o uso sustentável de florestas e a compensação (via royalties), para países pobres, pelo uso de seus recursos naturais.

Conferências ambientais: quais foram as principais da história?

  • Conferência de Estocolmo. ...
  • Primeira Conferência Mundial do Clima. ...
  • Conferência Rio 92. ...
  • A primeira de todas as COPs. ...
  • COP3 e o Protocolo de Kyoto. ...
  • COP21 e o Acordo de Paris.

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também chamada de Rio 92, ECO 92 ou Cúpula da Terra, ocorreu em junho de 1992 no Rio de Janeiro e é considerada pela ONU a mais importante conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento.

Organização das Nações Unidas

Em 1992 a ONU – Organização das Nações Unidas organizou, no Rio de Janeiro, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ficou conhecida por ECO 92, com a intenção de promover um grande debate com todos os países do planeta sobre a relação entre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012.

Ao fim da Conferência, foram assinados os mais importantes acordos ambientais globais até então: as Convenções do Clima e da Biodiversidade, a Agenda 21, a Declaração do Rio para Meio Ambiente e Desenvolvimento, e a Declaração de Princípios para Florestas.

A Carta da ONU é o tratado que estabeleceu as Nações Unidas. Em junho de 1941, Londres era a sede de nove governos exilados por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Um dos documentos produzidos durante a Rio+10 foi a Declaração de Joanesburgo. Nele, as nações reafirmam o seu compromisso com as metas da Agenda 21 e no alcance do desenvolvimento sustentável. Porém, um das críticas ao documento é que ele não estabeleceu metas ou prazos.

Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 170 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência.

A primeira vez que se ouviu a expressão - desenvolvimento sustentável - foi em abril de 1987, quando foi publicado o relatório Brundtland.

A Carta da Terra é um instrumento educacional de promoção do desenvolvimento sustentável mundial, e seu objetivo é inspirar a humanidade em seus códigos de conduta. A Agenda 21 Brasileira reforça a necessidade de divulgação dos princípios da Carta da Terra enquanto guia para os governos, sociedade civil e empresários.

Parece difícil, impossível de acreditar, mas, há exatos 30 anos, esbarrar com uma dessas celebridades no Rio de Janeiro era algo perfeitamente normal. Entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, a cidade sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced, na sigla em inglês).

O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme o Relatório de Brundtland (BRUNDTLAND, 1991), pressupõe um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

Continuar lendo O que é o eco do homem?