Quais foram os alimentos que os italianos trouxeram para o Brasil?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Muitos alimentos se tornaram tradicionais na cozinha brasileira graças aos Italianos, como exemplos disso podem ser citados os pães, vinhos, azeitona, frutas secas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, berinjela, entre outros.

Eles contribuíram muito para a cultura e a economia do Brasil, trouxeram novas técnicas de agricultura, artesanato e culinária. Além disso, também tiveram um impacto importante na política do país, com a criação do Partido Comunista Brasileiro, que teve grande influência na década de 1920.

A imigração italiana entre os séculos XIX e XX teve impacto em diversos aspectos da sociedade brasileira. Das suas inúmeras contribuições, podemos citar: O enraizamento do catolicismo, incorporando elementos italianos na religião brasileira, etc. (festas, santos de devoção, práticas religiosas).

Os pratos mais típicos da Itália são: Pizza,Ravioli, Spaghetti, Lasagna, Risotto e Arancino. Quais são as principais características da culinária italiana? Os pratos italianos são feitos, basicamente, de massa. Além disso, utilizam muito azeite de oliva, temperos e especiarias, legumes, grãos e cereais.

Foram os italianos que inventaram o sorvete, a pizza e o café com leite. O macarrão, ao contrário do que muitos pensam, não nasceu na Itália e sim na China. Os italianos, deram apenas fama e sabor à massa.

Cada região italiana tem sua própria tradição artesanal: o couro, joalheria e papel de mármore na Toscana, o cristal de Murano em Veneza, a cerâmica na Sicília.

Os colonizadores trouxeram consigo traços da cultura, culinária, arquitetura e linguagem que estão presentes até os dias de hoje em várias cidades catarinenses. A maior parte dos italianos que chegaram a Santa Catarina eram do norte do país europeu, principalmente da região de Trento.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).

A imigração italiana no Brasil. Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1870, devido ao grande estímulo do governo, principalmente depois de 1850, quando o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus substituíram a mão-de-obra escrava.

Os italianos que chegaram em São Paulo vieram principalmente do sul da Itália e eram quase todos camponeses. Eles foram trabalhar, principalmente, nas lavouras de café do interior e nas indústrias da capital.

Pizza

Pizza. Incorporada à nossa gastronomia, a pizza é, sem dúvida, a comida italiana mais famosa do mundo, presente em diversos países. Na Itália, os sabores mais famosos são a marguerita, marinara, parmigiana e capricciosa.

Pizza. O primeiro lugar do comfort food mais amado pelos italianos só poderia ser a pizza; este prato de origem napolitana é a primeira escolha para 45% dos italianos.

Hoje em dia, os hábitos alimentares dos italianos são diferentes do que eram no passado, tanto no almoço como no jantar. O típico almoço italiano tem vários pratos, começando com o antepasto. Existem muitos tipos de pratos para o antepasto, como frios, azeitonas, saladas etc. São pequenas porções.

Foram nestas regiões que os imigrantes italianos iniciaram o cultivo da uva e produção de vinhos. Hoje, estas áreas são as principais produtoras de uva do Brasil e produzem vinhos de excelente qualidade. Outra parte dos imigrantes italianos se dirigiu para as fazendas de café de São Paulo.

A culinária italiana apresenta influências da cozinha etrusca, da antiga Grécia, da antiga Roma, Bizantina, Hebraica e Árabe. E sofreu importantes mudanças com a descoberta do Novo Mundo (América), como a introdução de alimentos como batata, tomate, pimentão e milho.

Os italianos imaginavam que viriam para o “paese dela cucagna” (país da fortuna). A travessia do Atlântico durava de 14 a 30 dias. Superlotação e epidemias nos navios eram constantes.

O norte da Itália produz primariamente grãos, arroz, soja e carne, enquanto o sul do país produz primariamente frutas, vegetais, óleo de oliva, vinho e trigo.

O povo italiano é conhecido por ser alegre, divertido e muito comunicativo. Gostam muito de dançar, cantar, conversar e fazer festas. Falam alto, geralmente gesticulando com as mãos, e adoram reunir a família para os tradicionais almoços de domingo.

Um dos maiores exemplos é a culinária, com muita pizza, lasanha, massas, polenta, entre outros pratos, que se tornaram populares em todo o país. A música, a arte e a literatura também são parte da herança italiana que se faz presente na vida dos brasileiros.

Antônio Prado

Antônio Prado (RS) – Intitulada a “cidade mais italiana do Brasil”, Antônio Prado recebeu a imigração italiana em 1886.