Quais foram os 32 milagres de Eliseu?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Foram 14 (quatorze) milagres ao longo de seu ministério, a saber: (1) dividir as águas do Jordão (2Rs 2:14); (2) sanear uma fonte (2Rs 2:19-22); (3) amaldiçoar zombadores (2Rs 2:24); (4) encher os poços com água (2Rs 3:15,26); (5) multiplicar o azeite de uma viúva (2Rs 4:1-7); (6) predizer uma gestação (2Rs 4:17); (7) ...

Em seguida Eliseu orou suplicando: “Ó Yahweh, abre os olhos dele a fim de que consiga ver!” E o SENHOR fez com que o moço pudesse enxergar a montanha coberta de cavalos e carros de fogo em torno de Eliseu. E Eliseu orou, e disse: ç senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja.

Também era um homem espiritual, abrindo mão dos seus interesses pessoais para realizar os desejos divinos (II Reis 2.9). Outras qualidades de Eliseu eram humildade, coragem e disposição para servir a Elias de forma abnegada.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça.

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Eliseu serviu a Elias sendo fiel companheiro e excelente aluno. Tornou-se mais tarde o seu substituto eficiente na liderança. Deus usa o discipulado para treinar pessoas de forma eficaz. Ele nos ensina que devemos aprender com aquele que tem algo a nos ensinar.

Eliseu estava arando o campo quando Elias o chamou para ser seu sucessor. Ele foi para casa, avisou seus pais e convidou o povo para uma refeição especial. Depois, ele deixou sua casa e seguiu Elias, trabalhando como seu assistente.

Conforme os relatos bíblicos, Elizeu estava arando o seu campo quando o profeta Elias lançou sua capa sobre ele o chamou (I Rs,19:19). Elizeu acompanhou Elias e foi testemunha do seu arrebatamento. Elizeu nos ensina a importante missão de sermos profetas na história e de denunciar os abusos contra a vida humana e a fé.

Geazi

Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu.

17 E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os aolhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 18 E como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor, e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira.

O termo usado em hebraico é “qereah”, nota Silva – derivado do verbo “qrh”, que significa “rapar a cabeça”. Ou seja, tudo indica que Eliseu não é careca porque sofre de calvície, mas sim porque cortou rente os cabelos, de forma total ou parcial.

Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá. Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa.

O quarto de Eliseu foi construído junto ao muro; muro nos fala de proteção. As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza, ou seja,um grande muro. O Muro também serve para separar, construímos muros pra separar nossa casa da casa do vizinho,o muro coloca limites entre o que é nosso e o que é dos outros.

Samaria

8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”.