Quais foram as vantagens da Reforma protestante?
A partir da Reforma, com a dignidade do trabalho, valorização da produção e o excedente de riqueza, surgiram o sistema bancário, a circulação de moedas, etc. A Reforma tirou o mundo de 300 anos de obscurantismo total onde as pessoas eram obrigadas a seguir uma religião e até morriam.
Quais as principais mudanças com a Reforma protestante?
As mudanças foram em dois âmbitos: a disciplina e a doutrina. Reiterando algumas dos questionamentos feitos pela Reforma, como a crença na tradução original da Bíblia, o Concílio confirmou que os ensinamentos não constavam somente na palavra da Bíblia, mas também na tradição da Igreja Católica.
Quais foram as desvantagens da Reforma protestante?
- Tradução da Bíblia para outros idiomas, entre eles o alemão e o francês. Desta forma, mais pessoas tiveram acesso à leitura da Bíblia; - Surgimento de conflitos sociais de ordem religiosa, além de perseguições pelo mesmo motivo.
Qual é a importância da Reforma protestante?
Esta Reforma foi importante para o cristianismo porque chamou a atenção para verdades (doutrinas) e práticas bíblicas que haviam sido esquecidas ou distorcidas pela Igreja Medieval. Não foi um movimento inovador, mas restaurador das convicções e ênfases do cristianismo original.
Quais são as principais características da Reforma protestante?
Entre suas principais características podemos destacar: Salvação pela fé: ao contrário do que ocorria com a venda de indulgências, o luteranismo acreditava que a salvação era fruto da fé das pessoas; Livre interpretação da Bíblia: antes da Reforma Protestante, a Bíblia era conhecida apenas em latim.
Qual o legado da Reforma protestante para os dias atuais?
“Um dos maiores legados da Reforma Protestante foi a abertura para a livre interpretação da Bíblia. Enquanto a Igreja Católica sustentava que só o clero — intermediário entre os homens e Deus — podia interpretar adequadamente a Bíblia, Lutero dizia que, para descobrir seu sentido, não era necessária a ajuda de padres.
Como a Reforma protestante afetou a economia?
Economia e educação
Na visão econômica, a Reforma produziu pessoas diferentes, modificando o conceito de vocação e o ampliando para qualquer outra área além da vida sacerdotal.
Como a Reforma protestante afetou a política?
A Reforma Protestante – que completa hoje 501 anos – exerceu um papel decisivo na modificação da cultura política europeia ao impulsionar alianças e inimizades entre príncipes, a formulação da mentalidade livre individualista, a valoração da consciência moral, a noção de tolerância, a liberdade de culto, entre outras ...
Qual foi o impacto da reforma protestante para a sociedade?
Tal como o Renascimento Cultural, que teve amplo impacto no âmbito das artes e da ciência na Europa, a Reforma Protestante promoveu uma grande transformação do pensamento religioso na Europa, bem como incitou grandes reviravoltas políticas associadas a essas transformações no campo religioso.
Qual foi o impacto da reforma protestante no cristianismo?
Algumas de suas principais contribuições foram: o retorno às Escrituras; a centralidade de Cristo; a salvação vista como dádiva da graça de Deus, a ser recebida por meio da fé; o fato de que a Igreja não é a instituição ou a hierarquia, mas sim o povo de Deus – cada cristão é um sacerdote.
O que é a Reforma protestante resumo?
A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica.
Qual foi o erro de Lutero?
Na verdade, Lutero era contra as práticas abusivas na venda das indulgências, venda feita por pessoas inescrupulosas como era o caso do frade dominicano Johann Tetzel com quem Martinho Lutero entrou em atrito direto.
Quantas pessoas foram mortas na Reforma Protestante?
Cerca de 100 mil pessoas morreram durante os conflitos. Thomas Müntzer foi uma dessas pessoas, sendo decapitado em Mühlhausen, em 1525.
Qual é a crítica que Lutero fez?
Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.
Qual a importância da reforma protestante para a educação?
A questão protestante estava diretamente ligada à educação. em decorrência dos princípios da Reforma, surgiu uma ênfase na necessidade da leitura, compreensão e interpretação da Bíblia, sendo fundamental, portanto, oferecer instrução às pessoas.
Como foi a influência dos protestantes na história do Brasil?
Além da consolidação da Reforma Protestante na Europa, este período marca um importante deslocamento nas estratégias coloniais portuguesas, qual seja, a instalação de certa tensão entre os rumos da ocupação econômica do território brasileiro, por um lado, e as estratégias de cristianização, por outro, o que irá ...