Quais foram as vanguardas europeias?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo.

As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.

As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

Principais características: valorização das inovações trazidas pela industrialização e tecnologia; temas da vida urbana; uso de cores fortes e contrastes; experimentações de técnicas e estilos.

Vanguarda brasileira
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística.

As vanguardas apresentavam como principais características o foco na euforia e no pessimismo, a negação das formas fixas do Academicismo e faziam críticas as convenções burguesas.

Foi a manifestação artística e cultural que propunha a quebra dos padrões de perspectiva e proporção na arte. Tinha como principais características: Valorização das formas geométricas. A dissociação das partes de um mesmo objeto.

As vanguardas europeias surgiram como movimentos artísticos que estabeleceram novas referências para o mundo da arte dentro de áreas como a pintura, a literatura, a música e a escultura. Eles fizeram uma arte que nunca havia sido feita antes, de uma forma completamente nova, antecipando o futuro.

Na arte, passou a referir-se aos artistas que se colocam culturalmente à frente do seu tempo, abrindo o caminho a novas ideias, a novas mentalidades, a novas culturas. A arte de vanguarda procura romper com toda a conceção artística e cultural até então vigente.

O movimento cubista teve seu início como citado anteriormente no Século XX, mais precisamente na sua primeira década, em 1907, com a obra “Les Demoiselles d'Avigon” de Pablo Picasso, tida como marco do início do cubismo. Sua origem é na França, mais especificamente em Paris.

O cubismo é o primeiro movimento das vanguardas europeias e surgiu em 1907, com a obra As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso. Assim, esse movimento aconteceu em uma época marcada por inovações tecnológicas, quebra com o pensamento tradicional e tensão política que precedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. O futurismo, na Itália; o expressionismo, na Alemanha; o cubismo de Picasso ou o dadaísmo na Suíça...

O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores. O início do século XX foi marcado por movimentos que transformaram a maneira de fazer arte e literatura.