Quais foram as três unção de Davi?

Perguntado por: uteles . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos
  • A primeira unção aconteceu na casa de seu pai Jessé (1 Samuel 16:13).
  • A segunda unção aconteceu em Hebrom pelos homens de Judá (2 Samuel 2:4).
  • A terceira unção aconteceu através dos Anciãos de Israel (2 Samuel 5:3).

Davi é ungido rei
Na casa de Jessé, o profeta Samuel foi apresentado a todos os irmãos de Davi, porém nenhum foi o escolhido por Deus. Então chamaram Davi, que estava cuidando das ovelhas. Deus confirmou a Samuel que ele era o escolhido, e a partir daquele dia ele foi ungido.

Depois de ungido rei, teve que esperar 18 anos para assumir sua unção. Faz sentido, até porque foi este também o tempo que Jesus demorou entre a assunção da responsabilidade junto a Deus no templo e o início de Seu ministério público. Davi é um tipo de CRISTO.

Davi recebeu a unção de aceitação; Saul, por outro lado, recebeu apenas a unção de nomeação (1 Samuel 10:27). A terceira unção era para Davi ser inclusive rei sobre Israel. Isso também foi a unção de aceitação.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência. Indicado para aromatizadores, óleos de unção e cosméticos.

Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.

Entre o dia que Davi foi ungido e a sua nomeação como rei de Israel foram 17 anos. A lição que aprendemos é que precisamos ser pacientes, pois Deus tem o tempo certo para todas as coisas.

O primeiro livro de Samuel registra como tudo aconteceu. No capítulo 15, lemos sobre como Saul desobedeceu a Deus e foi alvo de sua rejeição. Já no capítulo 16, Davi é ungido rei de Israel pelo profeta do Senhor.

2 Samuel 5:4-14 In-Context
3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei em Hebrom; e o rei Davi fez aliança com eles em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel. 4 Trinta anos tinha Davi quando começou a reinar, e reinou quarenta anos.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23. Ao desobedecer, Saul teve seu reinado cancelado.

Ele é descrito como tendo seis côvados e um palmo de altura (2,92 metros), tendo em sua cabeça um elmo de bronze, e usando uma cota de malha pesando cinco mil siclos de bronze (57 kg), com grevas de bronze sobre suas pernas e um alvo ou cetro de bronze entre seus ombros.

Ungiram Davi rei sobre Israel, segundo a palavra do Senhor por intermédio de Samuel. Logo após esta terceira unção como rei, Davi e o exército subiram e conquistaram Jerusalém. Davi reinou por aproximadamente sete anos em Hebrom sobre Judá e depois 33 anos em Jerusalém sobre todo Judá e Israel juntos.