Quais foram as transformações da ginástica artística ao longo do tempo?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Como a prática desenvolvia habilidades corporais importantes, como força e elasticidade, ela passou a ser adaptada no treinamento militar. A ginástica caiu em desuso com o passar do tempo, retornando somente na Idade Moderna, mais precisamente no século XV.

No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

O alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, apaixonado pelo esporte, criou a primeira escola de ginástica artística em 1811. O pai da ginástica, como ficou conhecido, além de aperfeiçoar a modalidade também criou alguns saltos e os aparelhos cavalo com alças, trave, barras paralelas e horizontais.

Não à toa, eles passaram a ser introduzidos na escola. Ali, por meio da imposição da ginástica, era possível que os alunos ficassem mais fortes, mais disciplinados, mais saudáveis, e ainda tomassem esse tipo de atividade física como prática contínua.

A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. Trazidos por imigrantes europeus, foi nos Estados da região do sul que ela teve início. Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville.

Veja os sete medalhistas brasileiros da história do Mundial de...

  • Daiane dos Santos.
  • Arthur Zanetti.
  • Daniele Hypolito.
  • Diego Hypolito.
  • Jade Barbosa.
  • Arthur Nory.
  • Rebeca Andrade.

Resposta verificada por especialistas. A transformação na primeira, a mudança de estado físico, o porque aconteceu e se é ou não uma transformação química serão, respectivamente: Líquido para o gasoso, Vaporização, Através do Aquecimento e não é uma transformação química - letra a), b), c) e d).

A ginástica artística (GA) é uma modalidade esportiva tradicional e secular. A sua concepção iniciou-se no século XIX na Alemanha, precisamente, em 1811.

Resposta verificada por especialistas
A ginástica artística (G.A) surgiu em 1811, na Alemanha. Ela era praticada inicialmente por artistas de circo que apenas desejavam entreter as pessoas e o seu público.

Ao lado de outras manifestações culturais que começavam a se impor nesse momento histórico (a televisão, o rock and roll, entre outros) nasce, na capital fluminense, o movimento da Bossa Nova, que se associa ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino ...

O esporte chegou ao Brasil durante o final do século XIX, trazido por imigrantes europeus. Logo, a ginástica se popularizou no sul do país, onde havia maior concentração pessoas vindas da Europa. As primeiras federações surgiram entre 1858 e 1868, porém, foi só no século XX que elas se espalharam por todo o Brasil.

Já o concretismo desenvolveu-se nas décadas de 1950 e 1960, no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, abrangendo a poesia, mas também as artes plásticas. A expressão “arte concreta” foi elaborada por Theo van Doesburg (1883-1930), artista plástico ligado ao suprematismo e à escola De Stijl (O Estilo).

Estudos indicam que a ginástica artística teria surgido de forma simultânea na Grécia Antiga, como uma atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para entreter os pedestres.

A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.