Quais foram as sete pragas?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

10 Pragas do Egito: quais foram e por que aconteceram

  1. Águas se transformaram sangue. "Moisés e Aarão obedeceram à ordem do Senhor. ...
  2. Infestação de rãs. ...
  3. Infestação de mosquitos (ou piolhos) ...
  4. Infestação de moscas. ...
  5. Peste nos animais. ...
  6. Feridas e úlceras. ...
  7. Chuva de pedras. ...
  8. Infestação de gafanhotos.

Essas pragas aconteceram como uma forma de punição de Deus ao Egito porque o faraó se negava a libertar os israelitas (hebreus). Na narrativa bíblica, os hebreus eram escravizados no Egito e Deus havia nomeado Moisés para que ele liderasse esse povo à liberdade.

As dez pragas do Egito são uma série de desastres infligidos pelo deus de Israel ao Egito, diante da recusa do Faraó em libertar o povo de Israel. O episódio está narrado no Livro do Êxodo e são feitas referências no Livro dos Salmos bem como em outros trechos da Torá e Bíblia Sagrada.

9) Escuridão total (Êxodo 10:21-23)
O Egito ficou em trevas tão densas que não era possível enxergar as pessoas e essa escuridão se estendeu por 3 dias. Mas na casa dos hebreus havia luz (Êxodo 10:23). Como as pragas anteriores, esta desferiu um forte golpe nos deuses egípcios.

Consequências das dez pragas do Egito
Depois das dez pragas, o faraó concordou em libertar os israelitas, autorizando-os a levar tudo o que possuíam. Os israelitas então iniciaram sua caminhada até Canaã, considerada por eles como a terra prometida por Deus.

Por dez vezes, narra-se como o Senhor, Deus de Israel, age com o coração do rei do Egito. Com isso, surge a questão de como se configura esta ação divina ante aquele que insiste em políticas opressivas.

A primeira praga foi a transformação das águas do rio Nilo em sangue, depois invasões de rãs, piolhos, moscas, morte de gado, chuva de pedras e nuvens de gafanhotos. Os arqueólogos chegaram à conclusão que houve uma cadeia de catástrofes naturais na África e que os judeus as usaram como metáforas.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

Ramsés

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

A primeira foi a transformação da água do rio Nilo em sangue, seguida por invasões de rãs, piolhos, moscas, morte do gado, chagas, chuva de pedras, nuvens de gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos.

De acordo com Êxodo 12:12, todos os deuses do Egito seriam julgados até à décima e última praga: "Naquela mesma noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei Juízo sobre todos os deuses do Egito."

Com o fracasso desse plano, o faraó foi por um caminho mais extremo e ordenou que seus soldados matassem todos os bebês do sexo masculinode hebreus, na expectativa de que as mulheres que sobrassem se casassem com egípcios no futuro, tornando-se egípcias.

Estado de Israel

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo.

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

três dias

Escuridão (trevas)
Êxodo 10:22,23. Após o nono pedido de Moisés e Aarão negado pelo faraó, Deus enviou uma escuridão que dominou o Egito durante três dias. Com, a escuridão, o faraó prometeu dar a liberdade aos hebreus, mas eles deveriam deixar os seus animais.

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

De acordo com diferentes teorias, o faraó foi executado pelo próprio rei dos hicsos ou assassinado por conspiradores enquanto dormia.