Quais foram as principais realizações dos governantes acádios?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Além do sistema de irrigação ser ampliado, investimentos em expansão de rodovias e em rotas de comércio também eram feitos pelos acádios, tudo sob liderança do rei. O rei Sargão I da Acádia era o grande líder e responsável pelas conquistas de seu povo pelo fato de ter conseguido dominar quase todo o Oriente Médio.

Política. O rei era a figura que controlava a maior pare dos assuntos jurídicos e políticos do império. Sob um estado centralizado, os acádios lutavam pela permanência do império com diversas campanhas militares, e que ficou enfraquecido após a morte do rei.

Para manter suas conquistas e facilitar a organização do Estado, Sargão cria o primeiro exército profissional de que se tem notícia, centraliza a cobrança de impostos em guarnições militares espalhadas pelo império, emite decretos constantes a todas as regiões e também centraliza o comércio do golfo Pérsico nos portos ...

Escrita cuneiforme, criada pelos sumérios e utilizada pelos acádios e por povos da Mesopotâmia em geral.

A partir da margem esquerda do rio Eufrates, entre Sippar e Kish (onde hoje localiza-se o Iraque), os acádios conquistaram a Mesopotâmia meridional e Elam, criando os estados de Isin, Larsa e Babilônia.

Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.

1- Povos indígenas da Austrália, ou aborígenes (50.000 AEC)
Pesquisas indicam que eles são a civilização mais antiga do mundo. Os vestígios humanos primitivos podem ser de até 50.000 anos; contudo, dados inconclusivos sugerem que eles poderiam estar por ali há cerca de até 80.000 anos.

Os acádios foram um povo da Mesopotâmia, que dominou a região por volta de 2.400 a.C., durante a Idade do Bronze. Eles se destacaram no pastoreio, principalmente de carneiros e bois. Foi no reinado do monarca acádio Sargão, o Grande (1820 a.C. a 1881 a.C.), que ocorreu a unificação entre o sul e o norte da Mesopotâmia.

Além de serem profissionais, os exércitos assírios ficaram conhecidos por suas exímias táticas de batalha, pelo desenvolvimento de ótimas armas de cerco, pelo uso de armas de ferro e pela brutalidade com a qual tratavam seus adversários.

A Acádia. O povo acádio chegou à mesopotâmia no período entre 2550 a.C. e 2300 a.C., durante a dominação suméria na região. Anos depois, os acádios conseguiram dominar o território com o rei Sargão, formando, assim, o Primeiro Império Mesopotâmico ao unificar as cidades-estado sumérias.

Por volta de 2150 a.C., os gútios conquistaram a civilização sumério-acadiana. O domínio intermitente dos gútios durou um século, sendo substituído no século seguinte ( r. 2100–1950 a.C.) por uma dinastia proveniente da cidade-estado de Ur.

Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

Nabucodonosor

Nabucodonosor, principal rei do Segundo Império Babilônico, construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.

Eles ergueram a cidade da Babilônia, que seria o principal centro comercial mesopotâmico graças à estratégica localização – cerca de 75 quilômetros da atual capital iraquiana Bagdá.

A roda foi inventada pelos povos da Mesopotâmia (atual Iraque) em 4500 a.C. Todos os historiadores concordam que ela foi uma das mais importantes criações do homem de todos os tempos.

escrita cuneiforme

Invenção da escrita: a escrita cuneiforme é uma inovação crucial na história humana, realizada ao mesmo tempo que a escrita hieroglífica egípcia.

Os escribas acadianos escreviam a língua por meio da escrita cuneiforme, um sistema desenvolvido pelos sumérios que utilizava sinais em forma de cunha impressos em argila úmida.