Quais foram as principais realizações do governo de Maurício de Nassau?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.

Maurício de Nassau no Brasil
Maurício de Nassau foi enviado pela Companhia das Índias Ocidentais para governar as terras recém-conquistadas pelos holandeses na América do Sul. Ele ficou em Pernambuco, mais especificamente em Recife. No século XVII, a Holanda estava interessada no controle do comércio açucareiro.

Maurício de Nassau foi um conde e militar germânico que ficou conhecido por ter sido enviado pelos holandeses para administrar a região de Pernambuco durante o período que os holandeses dominaram a região.

Principais características e ações do Governo Nassau
- Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar. - Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico. - Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.

Maurício de Nassau, por sua afeição à ciência e à cultura e por iniciativa pessoal, também instalou o primeiro observatório astronômico das Américas, além de trazer cientistas para estudar a fauna, a flora e a população locais, e pintores do "primeiro escalão" da Europa, como Frans Post, Albert Eckhout e Georg Marcgraf ...

Nassau também se preocupou com o embelezamento e a modernização de Recife, pavimentando ruas, drenando pântanos, construindo pontes e canais sobre os rios Capiberibe e Beberibe, transformando o pequeno vilarejo em moderno centro urbano.

Maurício de Nassau ocupou o cargo de governador-geral da colônia holandesa no Brasil, entre 1637 e 1643, período no qual fez muitas mudanças, mas também foi um período marcado por atritos com a empresa que administrava os negócios holandeses aqui, a WIC.

São características do governo Maurício de Nassau, EXCETO: concessão de créditos aos senhores de engenho. investimentos em obras urbanas, sendo construídas pontes e obras sanitárias. criação da cidade de Maurícia, hoje um bairro da capital pernambucana.

Sob administração de Mauricio de Nassau, Recife passou por diversas mudanças e dividiu-se em um núcleo urbano, o Porto e a Cidade Maurícia – que hoje correspondem aos bairros de Santo Antônio e São José- desenvolvida pelo arquiteto Pieter Post para ser sede do seu governo e local de residência.

Resposta. Resposta: Pode-se apontar que as estratégias do governo de Maurício de Nassau para retomar a produção de açúcar em suas colônias na América foi a redução de impostos e a maior parceria com os donos dos engenhos, favorecendo o desenvolvimento dos mesmos e facilitando as negociações.

Merece destaque neste momento Maurício de Nassau, nobre holandês que administrou a região dominada naquele período. Lá ele construiu prédios, estradas e revitalizou engenhos abandonados, além de garantir uma convivência pacífica através da tolerância religiosa e do livre comércio para os produtores de açúcar.

Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.

Esses holandeses trouxeram consigo alguns equipamentos agrícolas, maquinários para a instalação de uma pequena fábrica de laticínios e mil cabeças de gado holandês, preto e branco, de alta linhagem.

15. O que fez Nassau para incrementar a produção de açúcar? Concedeu empréstimos aos senhores de engenho e ordenou que fosse aumentado o numero de escravos para trabalhar nos engenhos.

Nassau recomendava que seus sucessores não executassem as dívidas dos senhores de engenho e dos portugueses, dan- do-lhes mais tempo para saldá-las.