Quais foram as principais inovações tecnológicas das Grandes Navegações?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Várias transformações tecnológicas colaboraram para as grande navegações, como a construção de naus e caravelas, o desenvolvimento de cartas náuticas, o conhecimento sobre rotas marítimas, uso do astrolábio e da bússola permitiam navegações mais seguras.

Eles aperfeiçoaram instrumentos náuticos criados por outros povos, como a bússola, astrolábio, quadrante, sextante e a balestilha.

A bússola e a caravela, entre outras invenções e técnicas, contribuíram para o desenvolvimento da navegação oceânica e do comércio a longa distância.

Quais são as principais inovações tecnológicas disponíveis no mercado náutico

  • Sonar. ...
  • Radares. ...
  • Cartas náuticas. ...
  • GPS. ...
  • Energia renovável. ...
  • Sistemas eletrônicos de navegação. ...
  • Piloto automático. ...
  • Motores híbridos.

Há mais de 500 anos, a Tecnologia Portuguesa consolidou e aperfeiçoou instrumentos como cartas náuticas, roteiros de viagens, agulha de marear (bússola), naus e caravelas. A caravela, um barco de maior calado que a barca. Possuía dois mastros e velas triangulares (panos latinos).

As principais inovações técnicas ocorridas na Europa no século XI foram: O uso do arado de ferro, conhecido como charrua, em lugar do arado de madeira; A introdução do sistema de cultura em três campos (chamado rotação trienal). Antes disso era apenas dois campos (rotação bienal).

Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Seu uso foi de suma importância na expansão marítima. Com eles foram possíveis diversos eixos e instrumentos de navegação que anteriormente eram impossíveis. Alguns instrumentos marítimos são: a bússola, o astrolábio, a balestilha, e o quadrante.

Objetivo das grandes navegações

  • Fundar colônias e expandir territórios;
  • Estabelecer entrepostos comerciais nas principais rotas marítimas;
  • Encontrar fontes de recursos naturais, principalmente ouro e prata;
  • Lucrar com o comércio de escravos (século XVI em diante);
  • Difundir a fé cristã pelo mundo.

Destacando-se dentre eles o astrolábio, a bússola e a balhestilha. A utilização do portulano era associada à bússola e juntos conferiram maior precisão aos navegantes, como nunca antes na história da navegação ocidental.

Entre eles está o aprimoramento dos veículos, o que se dá por meio da fabricação de caminhões de diferentes tipos, que são personalizadas para a natureza da carga e necessidade do frete. Outra tecnologia substancial para essa área é o GPS, que ajuda no rastreamento dos veículos e na definição de rotas precisas.

Resposta: As principais inovações tecnológicas que influenciaram na expansão marítima foram: a criação da caravela, a bússola e cartas náuticas, além de outros fatores como a centralização política e o declínio do misticismo... Bússolas, cartas marítimas, caravelas.

Um dos principais exemplos de como a tecnologia melhora as condições do transporte é o asfalto borracha. Já usado há mais de 40 anos em países como os Estados Unidos, ele só passou a ser implementado no Brasil por volta dos anos 2000.