Quais foram as principais influências do Renascimento?

Perguntado por: rtrindade4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, individualismo. Essas são algumas características do renascimento. Durante toda a Idade Média, Deus era tido como o centro do universo.

Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência.

Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos.

Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas. A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Filosofia no Renascimento
O período do Renascimento também é conhecido como Humanista Renascentista porque os filósofos passaram a poder pensar sobre a atividade humana e sobre ideias. Além disso, a filosofia passou a se concentrar menos na natureza de Deus e criou, inclusive, uma nova concepção da ética.

Qual era a fonte de inspiração dos artistas renascentistas? A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Elas marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIV, XV e XVI.

Dessa forma, o Renascimento foi a primeira manifestação ideológica da burguesia europeia, que pretendia, com valores como o individualismo, o naturalismo e o hedonismo, se diferenciar da produção cultural medieval.

Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigüidade grega e o cristianismo.

Mona Lisa

1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mona Lisa (La Gioconda, no original) é uma pintura feita em tinta a óleo sobre madeira, datada de 1503. Seu autor é Leonardo da Vinci (1452-1519), um dos grandes nomes do renascimento.

Segunda fase do Renascimento
Nesse século, por exemplo, aconteceram as grandes navegações, devido às necessidades de se encontrarem rotas marítimas fora do Mediterrâneo. Num ímpeto comercial extraordinário, portugueses e espanhóis conquistaram o Atlântico, abrindo caminho para a Índia e para o Novo Mundo.

Por meio de ações que envolviam a observação e a experimentação do mundo, os cientistas dessa época conquistaram importantes informações que contribuíram no desenvolvimento da medicina, da astronomia e da física.

O primeiro passo nesse sentido é dado pelo grande escultor do Proto-Renascimento, Donatello (1386-1466, Florença, Itália), com a obra San Marcos, uma escultura em mármore.

Nesse período, diversos aspectos do ser humano foram valorizados e o homem passou a ter uma posição de destaque. Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Esse ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

Por sua característica humanista, o Renascimento trouxe a glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural. Chamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, com crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza.