Quais foram as principais causas da Proclamação da República?

Perguntado por: esampaio3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Falta de perspectiva em um sistema que apresentasse mais liberdades econômicas, democracia e menos autoritarismo; Grande interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que acarretou em conflitos com a Igreja Católica; Censura imposta pelo regime monárquico aos militares.

A Proclamação da República
Foi nesse momento que os cafeicultores do Oeste Paulista, membros do Partido Republicano Paulista, se uniram aos militares, permitindo, assim, o golpe da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.

O período Republicano no Brasil iniciou em 1889 com o declínio da monarquia e o começo da chamada República Velha. O marco inicial desse período foi a posse do Marechal Deodoro da Fonseca, como primeiro presidente Republicano da história do Brasil.

A insatisfação com a monarquia no seio das Forças Armadas deu força para a propagação de ideias como o positivismo, que aqui no Brasil levou os militares a defenderem a instalação de uma república autoritária como caminho para a modernização do país.

Em 17 de novembro de 1889, ela embarcava para Lisboa. Após a proclamação da república, houve comemorações nas ruas e um novo governo foi formado, recebendo o nome de governo provisório e sendo presidido por Deodoro da Fonseca. Uma série de mudanças foram realizadas no país a partir de então.

O regime monárquico também impôs grande censura aos militares, que se sentiam descontentes desde o não reconhecimento da participação deles na Guerra do Paraguai (1864-1870). Isso foi um dos principais fatores que desencadeou a organização do movimento republicano e a organização da Proclamação da República.

No dia 15 de novembro de 1889, um movimento liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca culminou com a proclamação da República Brasileira, de modo a encerrar a monarquia exercida até então por Dom Pedro II. A data foi um marco importante na história do nosso país, que passou a adotar o modelo republicano de governo.

Após a Proclamação da República, instalou-se no Brasil um Governo Provisório, que durou até 1894. Primeiro, esteve no poder Deodoro da Fonseca e, depois, o marechal Floriano Peixoto.

A Proclamação da República mudou radicalmente a história brasileira. Trocaram-se os símbolos nacionais e novos heróis, como Tiradentes, foram estabelecidos. Além da mudança da forma de governo, o Brasil passou a ser uma nação com poder descentralizado, pois foi implantado o federalismo.

(FEI-SP) Sobre a proclamação da República (1889), é correto afirmar: foi um movimento de caráter estritamente militar, já que os civis não foram “convidados” a participar e apenas conseguiram atingir a presidência após dois governos constitucionais militares: Deodoro e Floriano.

República Velha (1889-1930); Era Vargas (1930-1945); Nova República (1945 até nossos dias).

Dentre as revoltas e os movimentos sociais que aconteceram durante a Primeira República, podem ser citados:

  • Revolta da Armada;
  • Revolução Federalista;
  • Guerra de Canudos;
  • Revolta da Vacina;
  • Guerra do Contestado;
  • Revolta da Chibata;
  • Movimento operário;
  • Movimento tenentista.

Regime instaurado com a Proclamação da República
Desde que teve início, o Brasil República passou por cinco diferentes fases: República Velha, Era Vargas, República Populista, Ditadura Militar e Nova República.

A atual república brasileira é conhecida como Nova República e está em vigor desde o fim da Ditadura Militar. Com a Nova República, foi inaugurado um novo período democrático, além de ter sido redigida e promulgada, em 1988, uma nova Constituição para o Brasil.

Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil e assumiu esse cargo logo depois da Proclamação da República, evento que aconteceu em 15 de novembro de 1889.