Quais foram as primeiras moradias?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

O conceito de moradia evoluiu bastante desde que o homem pré-histórico percebeu a necessidade de ter um local para seu abrigo e proteção. Alguns tipos de moradia são as de palafita, moradias barracos, moradias pau a pique, moradias de madeira, alvenaria, moradias em condomínios e apartamentos.

As primeiras moradias remontam à pré-história, quando os seres humanos passaram a ter uma habitação fixa e a criar animais e dominar a agricultura. Ter um local fixo para morar alterou não ape- nas o modo de vida desses grupos humanos, mas também a relação com a natureza.

Feitas a partir de técnicas rudimentares, as casas de pau a pique, ou taipa de mão, como também são conhecidas, são algumas das construções mais antigas e muito preservadas no Brasil desde o período colonial.

Arquitetura Colonial no Brasil
O registro do surgimento das primeiras vilas no Brasil data de 1711. Na época, era comum a construção de estruturas em taipa de pilão e de pau-a-pique. Mas com a influência cada vez maior dos estrangeiros, logo se adotaram também as alvenarias de pedra e de tijolos de adobe.

Por volta de 50.000 a.C., os primeiros seres humanos, ainda nômades (sem moradia fixa), construíam valas no chão e cobriam o local com folhas e galhos durante as viagens para caçar. Registros, na região onde hoje é a República Tcheca, indicam que essas construções também eram usadas para se proteger do frio e do calor.

O homem da pré-história, principalmente o homem do período neolítico, abandona as cavernas e começa a construir sua morada; posteriormente denominada Nuragues e Dolmens... Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico. Essas tinham características bem diferentes das construções Nuragues.

A evolução das habitações não ocorreu apenas com o passar do tempo, mas também sofreu influências de outra natureza, como a modificação dos solos e do clima e a necessidade de proteção do homem face aos perigos externos.

Os tipos de moradia podem ser individuais, unifamiliares e multifamiliares.

Tipos de moradia: Casas de pau a pique, palafita, edifícios, alvenaria e mais

  • Casas pau a pique. ...
  • Palafitas. ...
  • Edifícios. ...
  • Casas de alvenaria. ...
  • Oca. ...
  • Cortiços. ...
  • Condomínios. ...
  • O que são os barracos?

A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.

Sem dúvida, uma das principais diferenças entre casas antigas e casas modernas são os materiais usados nas paredes e forros. Por exemplo, no período colonial, os materiais utilizados em casas antigas eram pedras e tijolos de adobe. Para o assentamento, as argamassas de areia e barro eram as mais comuns.

Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.

As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, são consideradas o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.