Quais foram as perdas de Jó?

Perguntado por: llessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Jó teve uma das maiores decepções financeira, ele dorme milionário e acorda pobre, com notícias das piores que um pai de família pode receber. Seus filhos morrem em um desastre, seu gado morre em outro. Seus pés não sabiam mais onde repousar. Os servos de Jó foram mortos ao fio da espada.

Por meio de suas provações, Jó continuou a ser um exemplo de alguém que confia em Deus com paciência, e o Senhor o livrou de suas provações. Como disse o salmista: “Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste” (Salmos 22:4). Confiar em Deus trouxe a Jó alívio do sofrimento e refinamento para a alma.

Resposta verificada por especialistas. O sofrimento de Jó durou alguns meses, segundo pode-se interpretar na Bíblia Sagrada. Ele ocorreu em algumas fases, sendo que durante a primeira (Jó 1:13-19) todos os fatos aparentam ter ocorrido no mesmo dia.

O livro de contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Palavras-chave: Livro de Jó; Redenção; Reconciliação; Salvação.

Jó 1: Jó Perde Tudo, Exceto …

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Jó acredita que a justiça de Deus é maior do que isso e que, às vezes, o sofrimento pode ser inexplicável. A teoria de Elifaz sobre o sofrimento é conhecida como doutrina da retribuição, que sugere que a prosperidade é um sinal da bênção de Deus e o sofrimento é um sinal de punição divina.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

O sofrimento é a escola onde aprendemos a consolar e confortar as pessoas da mesma maneira como Deus o faz. Somente quem enfrentou dor, sofrimento e perdas pode genuinamente consolar os que enfrentam tais situações.

Jó falou muitas coisas sem o pleno conhecimento de Deus, ele disse: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia" e, porque ele falou tantas coisas sem conhecer, atribuindo a Deus atos que Ele nunca havia feito, Jó se arrepende, e diz: "Eu te conhecia só de ...

Jó 42. 10 Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. 11 Todos os seus irmãos e irmãs e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa.

Os estudos bíblicos apontam que a prova de Jó durou menos de um ano, pois no trecho Jó 1:13-19 da Bíblia dá-se a entender que a notícia da morte dos filhos de jó, de seus animais e outras perdas ocorreram todas no mesmo dia.

Portanto, a mensagem teológica deste trecho de Jó é a de que o homem não é capaz de enfrentar sozinho o mal e o caos do mundo. Somente Deus é capaz de controlar e governar o universo, mesmo quando o mal parece estar vencendo.

Quando Jó tentou defender-se e assegurar sua retidão, esses “amigos” o acusaram de estar vangloriando-se. Jó explicou que sabia que muitos homens iníquos não sofriam o tipo de punição que ele estava recebendo. Os “amigos” responderam incentivando-o a arrepender-se para que Deus removesse suas tribulações.

O livro de Jó compõe os chamados livros de literatura sapiencial presentes na Bíblia. Neste livro, ao observar a dor de Jó, encontramos como temática principal, o questionamento acerca do sofrimento humano. Paralelamente a este tema, há também a pergunta sobre a sabedoria: quem é sábio?

Jó 42 relata que Jó falou novamente e expressou o que havia aprendido com o Senhor e como se sentia sobre o que aprendera. Então o Senhor disse aos amigos de Jó que se arrependessem. Os últimos versículos relatam o que aconteceu no fim a Jó.