Quais foram as mudanças relacionadas ao processo de sedentarização?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ao se tornarem sedentários, ou seja, habitar um único lugar, os hominídeos puderam usar a terra plantando e colhendo sementes, dando início à produção agrícola. Essas mudanças provocaram o aumento populacional e surgimento das primeiras cidades.

Tal sedentarização foi consequência das práticas agropastoris, ou seja, com o surgimento e desenvolvimento da agricultura e da pecuária, os povos perceberam que não era mais necessário caminhar por diversas regiões para buscar alimento.

A resposta é a agricultura. Quando o homem percebe que pode controlar a natureza ele se fixa em um lugar. E a partir daí o homem começa a desenvolver inicialmente pequenas vilas, que com o tempo podem ou não se transformar em grandes cidades.

Com o domínio do ferro foram criadas ferramentas que auxiliaram na agricultura como o arado de metal e a enxada. Também foram produzidos utensílios domésticos como potes, facas e panelas. Além de possibilitar melhorias na construção de casas, pontes e fortalezas militares.

A sedentarização levou a uma série de mudanças nas sociedades humanas. A agricultura e a pecuária proporcionaram maior oferta de alimentos. Com isso, a população cresceu e as comunidades se tornaram maiores, formando as primeiras vilas e cidades.

Sedentarismo é considerado fator de risco para diferentes doenças, portanto, movimentar-se mais e fazer atividades físicas são ações benéficas à saúde. O sedentarismo é um grave problema de saúde pública e está relacionado com o tempo destinado a atividades que não levam a um gasto de energia considerável.

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa,a partir das práticas agrícolas. Assim,ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

O nomadismo foi abandonado por volta de 10 mil anos atrás (Era Neolítica) quando o ser humano aprendeu a plantar. Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos.

A prática da agricultura revolucionou a vida humana, favorecendo uma série de mudanças: A sedentarização: que se iniciou no período do neolítico. Sobrevivendo do cultivo e do pastoreio, os seres humanos passaram a produzir seu próprio alimento e não precisavam mais mudar constantemente de lugar.

O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Quais as consequências do sedentarismo no Brasil?

  • Diabetes tipo 2;
  • Aumento do colesterol;
  • Obesidade;
  • Atrofia muscular;
  • Insônia e outros distúrbios do sono;
  • Ansiedade e depressão;
  • Problemas articulares;
  • Problemas cardiovasculares.

O sedentarismo não é bom para a saúde e causa perda de força física e atrofia os músculos. Uma das saídas é começar a praticar atividade física. Além de melhorar a parte muscular e diminuir o acúmulo de gordura, evita o surgimento de diabetes tipo 2, hipertensão arterial e infarto do miocárdio.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população. Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e o fogo, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos, passou a fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos.

Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.

O Paleolítico é o período da pedra lascada, o Neolítico é a idade da pedra polida e, na Idade dos metais, os instrumentos de pedras e outros objetos foram aos poucos substituídos por ferramentas metálicas.

Mudança dos padrões de posse. Investimento em pesquisas para reduzir o empobrecimento do solo. Produção de nutrientes para enriquecer o solo e garantir a produção de alimentos.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Um comportamento sedentário inclui atividades como ficar muito tempo assistindo televisão ou jogando videogame, utilizando computador, passar grandes períodos sentado, dentre outros hábitos. É importante destacar que o sedentarismo não se resume apenas à falta de prática de atividades físicas.