Quais foram as influências do dadaísmo na literatura?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Os poetas dadaístas cultivavam a disposição aleatória das palavras. Dessa forma, era notória a falta de lógica e irracionalidade, próprias do dadaísmo. Ocorria assim, a banalização das rimas e da construção poética.

Os dadaístas priorizavam o uso de objetos incomuns de serem associados à arte e criavam as suas obras com base na experimentação e improvisação. Dessa forma, visavam chocar o público e os críticos. Um notório exemplo é a obra A Fonte (1917), de Marcel Duchamp.

Confira, agora, alguns dos principais artistas do dadaísmo e suas obras mais significativas.

  • Francis Picabia (1879-1954)
  • Hannah Höch (1889-1978)
  • Hans Arp (1886-1966)
  • Hugo Ball (1886-1927)
  • Man Ray (1890-1976)
  • Marcel Duchamp (1887-1968)
  • Raoul Hausmann (1886 – 1971)
  • Tristan Tzara (1886- 1963)

Dadaísmo no Brasil
O dadaísmo, assim como outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte Moderna. Na literatura, podemos notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade e Manuel Bandeira.

Entre os principais artistas plásticos, que vestiram a camisa como artistas dadaístas brasileiros estão Flávio de Carvalho e Ismael Nery. Flávio foi um dos artistas que trouxeram o dadaísmo para o Brasil, afinal, viveu na Europa por tempo suficiente para conhecer e entender o que era o movimento e seus ideais.

Contexto histórico
O movimento dadaísta surgiu durante a Primeira Guerra Mundial na capital da Suíça. Apesar do dadaísmo ter surgido em Zurique, um grupo dadaísta também cresceu em Nova Iorque. De Zurique os dadaístas ganharam a Europa alcançando primeiro a Alemanha (Berlim e Colônia) e depois a França.

O movimento dadaísta
Procuravam promover a não – estética, o que não tem lógica, a contradição e o que é descartável. Para isso, utilizavam-se de diversos canais de expressão, como revistas, manifestos e exposições.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Resposta. Resposta: Dadaísmo foi um dos movimentos de vanguarda do início do século XX.

Resposta: a) Um poema dadaísta, composto conforme proposto por Tzara, pode ser considerado incoerente por não seguir as regras de construção de um texto literário. A escolha das palavras é aleatória, sem qualquer conexão entre elas e, assim, o texto resultante não tem sentido.

A arte dadaísta tinha um caráter fortemente irônico, agressivo e pessimista: a guerra, a burguesia e o materialismo tinham que acabar. Para eles, qualquer ideia de nacionalismo era uma farsa.

Dadaísmo é uma vanguarda artística moderna que surgiu com o objetivo de romper com os estilos clássicos e tradicionais, agindo de modo “anárquico” e “irracional”.

Liberdade, ruptura e transformação estética, tanto na literatura como na pintura, são termos que caracterizaram e aproximaram Dadaísmo e Surrealismo.

A palavra Dada foi descoberta acidentalmente por Hugo Ball e por Tzara Tristan em um dicionário alemão-francês e significa, na linguagem infantil, “cavalo-de-pau”. Como a arte que perdera todo o sentido diante da irracionalidade da guerra, o nome Dada fora escolhido sem qualquer razão específica.

Fortemente influenciado pela Psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.

Significado de Dadá
Do francês dada. substantivo masculino [Religião] Filho primogênito de Iemanjá, irmão mais velho de Xangô, orixá que protege as florestas, a flora, os vegetais. [Religião] Orixá de origem nagô que usa um ornamento de cabeça (adê) para ocultar sua cabeça descomunal; baiâni.

- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica; - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas; - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.