Quais foram as duas correntes políticas que influenciaram o movimento operário?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

o movimento operário no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, recebeu forte influência do anarquismo e do anarco-sindicalismo, que fomentaram a criação, em 1932, do Partido Comunista Brasileiro, ligado à III Internacional.

A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário. Os trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o ludismo e o cartismo.

As principais reivindicações dos operários giravam em torno da melhoria das condições de trabalho (menor jornada de trabalho, assistência ao trabalhador doente e acidentado) e pela melhoria das condições de vida (moradia, educação, alimentação e saúde).

Conheça 5 movimentos de resistência trabalhista ao longo da...

  • Greve.
  • Ludismo.
  • Slow work.
  • R/antiwork.
  • A Grande Demissão.

No Brasil, o movimento operário foi influenciado pelas ideias do anarquismo, socialismo e anarcossindicalismo trazidas pelos imigrantes italianos e espanhóis. Os operários se manifestaram por melhores condições de trabalho por meio de jornais, greves, associações e partidos políticos.

Liga Operária foi uma pequena organização operária socialista e trotskista brasileira, fundada em 1972 e que existiu até 1978, teve papel importante nas lutas estudantis e operárias na década de 1970 e na organização da Convergência Socialista e do Partido dos Trabalhadores.

Durante a greve geral de 1917, os operários lutavam por melhores salários, jornada de trabalho de oito horas, direito a férias, fim do trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para as mulheres, aposentadoria e assistência médica. A Legislação trabalhista somente foi implantada no Brasil no ano de 1943.

O movimento operário no Brasil (1945 - 1964).

Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas.

As causas do movimento operário foram devido às condições precárias de trabalho enquanto estava acontecendo a Revolução Industrial. Ao mesmo tempo estavam surgindo a ideologia Marxista e Socialista, ambas defendiam a classe dos trabalhadores.

Dois grandes movimentos de trabalhadores que surgiram dessas organizações foram o ludismo e o cartismo. O ludismo teve atuação destacada no período entre 1811 e 1816, e sua estratégia consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas.

Agripino Nazareth (1886-1961) se destacou como liderança socialista do movimento operário brasileiro ao longo da Primeira República.

Os movimentos de trabalhadores operários originados pela revolução industrial surgiram, por aqui, nas primeiras décadas do século 20, quando surgiram também os primeiros sindicatos. A primeira grande greve no país aconteceu em julho de 1917 – uma das maiores da história até hoje.

Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário, direito de associação e a não demissão dos envolvidos na greve. No dia 16 de julho, um comício realizado no Largo da Concórdia, decreta o fim da primeira greve geral do Brasil.

Quais são os primeiros movimentos sociais?

  • Movimento Feminista;
  • Movimento Negro;
  • Movimento Estudantil;
  • Movimento Operário;
  • Movimento Ambientalista;
  • Movimento LGBTQIA+;
  • Movimentos indígenas;
  • Movimentos de Trabalhadores de diversos setores.

As reivindicações mais comuns eram o aumento de salários, a redução de jornada – trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias –, o fim da exploração de menores e mulheres e a melhoria das condições gerais de trabalho, dentre outras.

No Brasil, a primeira legislação trabalhista foi criada em 1934, no governo de Getúlio Vargas, garantindo aos trabalhadores direitos básicos, como salário mínimo, jornada de trabalho como conhecemos hoje, de 8 horas diárias, férias e liberdade sindical.

É uma forma de representação coletiva dos trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, negociar salários e benefícios, e lutar por direitos laborais.

1 Funcionário de fábrica ou indústria, principalmente o que exerce, mediante salário, ocupação, manual ou mecânica; industriário. 2 Qualquer trabalhador que exerce uma ocupação manual ou mecânica mediante salário.