Quais foram as consequências do movimento operário?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Resposta. Os operários pediam aumento de salário, redução da jornada de trabalho, proibição do trabalho infantil e do trabalho feminino à noite.

Depois de árduas negociações, os operários conquistaram o aumento de 20% de salário, direito de associação e a não demissão dos envolvidos na greve. No dia 16 de julho, um comício realizado no Largo da Concórdia, decreta o fim da primeira greve geral do Brasil.

A origem do movimento operário no Brasil se deu, sobretudo, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país, no final do século XIX, para trabalhar nas lavouras de café. Esses imigrantes eram prioritariamente italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros.

As principais reivindicações dos operários giravam em torno da melhoria das condições de trabalho (menor jornada de trabalho, assistência ao trabalhador doente e acidentado) e pela melhoria das condições de vida (moradia, educação, alimentação e saúde).

Apesar disso, graças à influência desse movimento, os operários conseguiram uma série de vitórias como a redução da jornada de trabalho para dez horas, a proteção ao trabalho de mulheres e crianças, a reforma do código penal e a regulamentação das associações políticas.

O início dessa revolução se deu na segunda metade do século XVIII. Esse processo causou profundas transformações na vida dos trabalhadores. A insatisfação dos trabalhadores com a precarização de seu trabalho resultou no surgimento dos sindicatos e dos movimentos trabalhistas.

A principais consequências, que também pode se considerar como as causas da Revolução Industrial foram: a consolidação do Capitalismo; a expansão do Imperialismo; a industrialização dos países; as novas relações de trabalho; o aumento da capacidade produtiva e de consumo; o êxodo rural e a urbanização; os avanços nos ...

Outras consequências não tão positivas surgiram, como o aumento da poluição do ar, devido a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas, o aumento das doenças e acidentes de trabalhos por função das péssimas condições de trabalho e ainda, o uso da mão de obra infantil.

A greve geral de 1º de maio de 1886, em Chicago, resultou em forte repressão policial. Tal repressão estimulou ainda mais manifestações que transcorreram nos dias seguintes.

(UFES) O movimento operário no Brasil iniciou-se em fins do século XIX e tinha como principal objetivo colocar um fim à exploração capitalista e construir uma nova sociedade.

O período ascensional do movimento operário perdurou de 1917 a 1920, irradiando-se para as regiões periféricas da cidade de São Paulo e para a cidade do Rio de Janeiro. Referências: BIONDI, Luigi. “Greve geral de 1917 em São Paulo” (Verbete).

O processo de organização dos trabalhadores no Brasil inicia a partir do fim da escravidão e com a adoção da política imigratória, visando a substituição da mão-de-obra escrava na lavoura. A mão-de-obra imigrante foi canalizada principalmente , para a atividade agrícola.

Agripino Nazareth (1886-1961) se destacou como liderança socialista do movimento operário brasileiro ao longo da Primeira República.

Os principais movimentos socialistas que surgiram no século XIX foram o anarquismo e o comunismo. Segundo as ideias anarquistas, os operários somente iriam melhorar as condições de vida se o Estado e todas as formas de poder fossem extintas.

É uma forma de representação coletiva dos trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, negociar salários e benefícios, e lutar por direitos laborais.

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.

As lutas dos operários deram-se desde o início do surgimento das primeiras fábricas, mas se intensificaram durante a década de 1910, alcançando seu auge durante as greves de 1917, que chegaram a parar a cidade de São Paulo por alguns dias.

Trade Unions (Sindicatos)
A mais conhecida organização de trabalhadores de qualquer categoria profissional é o sindicato. Nele, empregados se organizam para que juntos possam ter um peso maior na hora de negociar com o patronato.

O Dia do Trabalhador surge por meio de uma greve operária, em Chicago (EUA), no dia 1 de maio de 1886. Nesta época, uma onda de movimentos trabalhistas surgiu para lutar contra a precarização do trabalho após a Revolução Industrial. Entre as reivindicações, estavam: Redução de jornada (de 13 horas para 8 horas)

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.