Quais foram as consequências do domínio do fogo?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Com as fogueiras acesas, nossos antepassados também alteraram seu ciclo circadiano e, ao iluminarem a escuridão noturna, criaram um novo tempo e espaço de convivência que teria ajudado no seu desenvolvimento cognitivo e social.

A descoberta do fogo transformou a vida dos hominídeos, pois, a partir disso, eles puderam ficar nas cavernas com segurança e se aquecer do frio. Além disso, o fogo assava os alimentos e espantava os animais silvestres. Outra transformação importante no Paleolítico foi o uso da pedra lascada.

O controle do fogo pelos primeiros seres humanos foi um ponto de virada no aspecto cultural da evolução humana. A evidência mais antiga do uso intencional de fogo data de há cerca de 1,7 milhão de anos pelo ancestral hominínio do gênero Homo, embora ainda ocorra debate dentro da comunidade científica.

O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da nossa espécie. Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório.

Resposta verificada por especialistas
Produção de fumaça para defumar alimentos; Espantar outros animais.

O domínio do fogo foi uma das maiores conquistas do homem paleolítico. A princípio era feito pela queda de raios, porém, com o passar dos tempos, a humanidade aprendeu a provocar o fogo pelo atrito entre as pedras ou madeiras.

O estudo confirma que os neandertais dominaram o fogo e o usaram não apenas para alimentar-se e aquecer-se, mas também podem tê-lo aplicado na melhoria de ferramentas feitas de pedra.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Resposta. Resposta: Os principais perigos do período paleolítico tratavam-se da competição direta contra outros predadores da natureza, que podiam, inclusive, caçar os seres humanos e alimentar-se dos homens primitivos.

A descoberta e o domínio do fogo pode ser considerado um conhecimento químico, pois quando se domina o fogo, o ser humano passa a conhecer os conceitos da combustão, que é uma reação química que libera calor.

Paleolítico

A Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás, foi testemunha da utilização inédita do fogo pelo homem. Nesta época, alguns já moravam em cavernas e vestiam-se com peles de animais, que anteriormente poderiam ter servido como alimento.

Sem dúvida, a maior descoberta realizada nesse período foi o fogo, afinal com ele os homens podiam cozinhar seus alimentos, se aquecerem e ainda afugentar os animais perigosos.

Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e o fogo, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos, passou a fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos. As atividades do dia a dia se tornaram mais eficientes.

erectus foi a primeira espécie para usar e controlar fogo. Este marco no desenvolvimento humano aconteceu 1 a l. 5 milhões de anos atrás. Controle de fogo pode ter permitido os humanos a se mudar da África e migrar para locais com clima mais frio (Europa e Ásia).