Quais foram as consequências do conflito da Caxemira?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Além de deixar dezenas de milhares de mortos, a disputa pela região corrompe as relações entre Índia e Paquistão desde que ambos se tornaram independentes, em 1947. Ao longo dessas sete décadas, a crise só se escalou.

A Índia e o Paquistão se enfrentaram em três guerras pelo território da Caxemira em 1947 (Primeira Guerra da Caxemira), 1965 (Segunda Guerra da Caxemira) e o 1999 (Conflito de Kargil).

A Caxemira há muito é um ponto de conflito entre os vizinhos, mas a tensão foi renovada depois que Nova Delhi retirou a autonomia da região do Himalaia em agosto passado e a dividiu em territórios administrados pelo governo federal. Ambos os países reivindicam a região por completo, mas governam apenas partes.

Se você procura saber sobre um material que resulta em tecidos lindos e sofisticados, acabou de encontrar! A caxemira tecido é uma fibra feita a partir de uma lã específica, tirada de fios de pelos de cabras naturais da região da Caxemira, na Índia.

A Caxemira, um vale montanhoso que faz fronteira com o Paquistão e a Índia, tem sido o principal ponto de conflito entre os dois países, que possuem armas nucleares, desde a divisão da Índia britânica em 1947.

Um dos casos que melhor ilustram essas disputas é o conflito entre Índia e Paquistão pela região da Caxemira. A Índia e o Paquistão, até 1947, formavam um só bloco e estavam sob o domínio do Império Inglês. Com a independência da região, os dois Estados foram criados.

Essa partilha do território indiano, baseada na religião, resultou na migração em massa de quase 15 milhões de pessoas: muçulmanos indo da Índia em direção ao Paquistão, hindus e sikhs fazendo o caminho inverso.

Ela fica ao norte da Índia e do Paquistão e ainda faz fronteira com a China ao nordeste. A palavra Caxemira faz referência ao vale situado ao sul da parte mais ocidental do Himalaia. O termo também está ligado com áreas maiores, conhecidas como Jammu e Ladakh.

Durante a independência e com o país dividido pelos ingleses entre Paquistão oriental e ocidental, que mais tarde o Paquistão oriental se tornaria Bangladesh e a parte ocidental ficaria conhecida apenas por Paquistão.

Muzaffarabad

Só em Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa, de 90 mil habitantes, a cifra de mortes é estimada em 11 mil.

Resposta: O conflito se tornou preocupante desde que foi descoberto que a Paquistão e a Índia produziam armas nucleares- ambos não assinaram nenhum tratado de não disseminação de armas nucleares- e isso abalou toda a geopolítica mundial.

A Índia ganhou o controle de Jammu, Caxemira e Ladakh. O Paquistão tomou o controle de Gilgit, Baltisan, e a parte ocidental da Caxemira. Atualmente, o estado indiano formado por Jammu, Caxemira e Ladakh é oficialmente chamado Jammu e Caxemira, equivalendo a 141.338 km2 da área total.

O povo caxemire é um povo do norte do subcontinente indiano etnicamente proveniente da miscigenação de povos indo-europeus com os povos locais. É um grupo de línguas dárdicas que vive na região histórica de Caxemira ou dela é proveniente. A posse dessa região é atualmente disputada entre a Índia e Paquistão.

Atualmente localizada no norte do subcontinente indiano, a Caxemira é disputada pela Índia e pelo Paquistão, desde o fim da colonização britânica.

Importância Estratégica. A região da Caxemira é rica em água e concentra importantes nascentes de rios que banham as terras dos três países limítrofes. O mais dependente dessas águas é justamente o Paquistão e qualquer mudança no curso dos rios prejudicaria a agricultura paquistanesa.

Na Europa a caxemira apareceu durante os tempos do Império Romano. A verdadeira era da caxemira nos países europeus porém começou em algum momento no início do século 19, quando em Paris os lenços de caxemira importados do Oriente se tornaram um hit fashion.