Quais foram as consequências da industrialização brasileira?

Perguntado por: yescobar . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Aumento do fluxo comercial e de capitais no território. Geração de grande volume de rejeitos industriais e lixo urbano, levando à poluição das águas e do solo. Promoveu avanços importantes no setor de tecnologia. Maior oferta de empregos.

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX: a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria; os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; a formação de uma classe média urbana consumidora.

As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.

A industrialização não só muda o caráter de uma parcela da população que passa a consumir. Ela também altera cenários urbanos, transformando populações que antes eram operárias para uma urbano-sociais. Essa perspectiva é nítida em cidades com desenvolvimento forte de indústrias, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A industrialização intensifica a urbanização das sociedades e gera condições para o êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, pois atrai essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

O aumento da produção em massa e em um curto espaço de tempo, provocando também o aumento do comércio. O crescimento das doenças. O desemprego e a maior disponibilidade de mão de obra mais barata. O surgimento das grandes cidades, bem como dos problemas de ordem social, a exemplo da superpopulação.

Fases da industrialização brasileira

  • 1a fase – Período Colonial. ...
  • 2a fase – O café e as primeiras indústrias responsáveis pela industrialização brasileira. ...
  • 3a fase – Era Vargas e o desenvolvimento industrial. ...
  • 4a fase – Governo JK e as multinacionais.

Segundo os críticos, a cultura industrializada provoca sérias consequências sociais, como a alienação, a fuga da realidade e o conformismo. Adorno e Horkheimer, os criadores do conceito, foram grandes críticos da indústria cultural.

A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil pode ser caracterizado por três aspectos principais: industrialização tardia, substituição de importações e dependência de capital e tecnologia estrangeiros.

O Brasil industrializou-se de forma tardia. Passou por algumas fases de industrialização, mas hoje se encontra desenvolvido e participa da economia global. O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais.

Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

O processo de transformação industrial de uma sociedade é considerado o próprio símbolo da modernidade, pois promove a expansão das cidades, a formação de grandes centros comerciais e proporciona o crescimento da economia, além de gerar mais empregos e, consequentemente, aumentar o número de consumidores.

Apesar desses inúmeros avanços alcançados, a Segunda Revolução Industrial provocou algumas alterações negativas. Um exemplo foi o intenso êxodo rural motivado pela substituição da mão de obra por máquinas, fazendo com que muitos trabalhadores deixassem o meio rural e dirigissem às cidades.

A industrialização tem vantagens e desvantagens.
As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.

O processo de industrialização, iniciado no século 18, causou grandes transformações no mundo. As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo.