Quais foram as 5 extinções do planeta Terra?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Entenda as 5 (agora 6) extinções em massa do planeta Terra

  1. Extinção do Ordoviciano. Quando aconteceu: cerca de 440 milhões de anos atrás. ...
  2. Extinção do Devoniano. ...
  3. Extinção do Permiano-Triássico. ...
  4. Extinção do Triássico-Jurássico. ...
  5. Extinção do Cretáceo. ...
  6. Extinção do Holoceno ou Antropoceno.

Maiores extinções em massa
A partir do Ordoviciano, os eventos de extinção foram no Ordoviciano superior, no Devoniano superior, no fim do Permiano, no Triássico superior e no fim do Cretáceo. Às vezes, são chamados de “os cinco grandes”.

Permiano-Triássico

Dentre todos os eventos de extinção, o maior foi o Permiano-Triássico, também conhecido como "Grande Morte", que ocorreu 252 milhões de anos atrás e varreu 95% da vida da Terra.

As 6 grandes extinções em massa do planeta e por que estamos passando por uma delas agora

  1. Ordoviciano-Siluriano, 440 milhões de anos atrás. ...
  2. Devoniano, 370-360 milhões de anos atrás. ...
  3. Permiano, 250 milhões de anos atrás. ...
  4. Triássico, 200 milhões de anos atrás. ...
  5. Cretáceo, 65 milhões de anos atrás. ...
  6. 'Antropoceno', 2022.

Alguns especialistas entendem que o planeta passa atualmente pela sexta extinção em massa agora, no momento em que vivemos. E, ao contrário dos cinco episódios anteriores, as causas não são as mudanças ambientais fortuitas ou a chegada de asteroides.

Acredita-se que a primeira extinção em massa aconteceu há 550 milhões de anos atrás devido à queda de oxigênio da água. Ela aconteceu no final do período Ediacarano e a vida existente era concentrada no ambiente marinho, é o que revela pesquisa publicada na revista PNAS no último mês.

Fenômenos como mudanças climáticas, glaciação, vulcões e a queda de um meteoro na região do Golfo do México, que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos. Estamos agora no limiar de uma nova extinção, mas dessa vez causa pela própria espécie humana. É a chamada Sexta Extinção.

Segundo o estudo, 3,2 bilhões de anos atrás o nosso planeta era coberto completamente por água — não havia nenhum grande pedaço de terra à vista.

1ª explicação – Uma forte redução no nível do mar eliminou o habitat das espécies de águas rasas. 2ª explicação – Mudanças nas correntes marítimas jogaram muitas das espécies em águas frias e sem oxigênio.

Extinção do Permiano-Triássico
O maior evento de extinção em massa da história da Terra ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e dizimou 96% da vida marinha e 70% da terrestre. Conhecido como "a grande morte", foi um período de vulcanismo extremo do planeta, na região da Sibéria.

Atualmente podemos distinguir dois tipos de extinções segundo a forma em que uma espécie desaparece: Extinção filética ou pseudoextinção.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Falando na data, o estudo estima que a extinção da vida na terra deve ocorrer por volta do ano 2.500 desencadeada por um aumento de 5,2 ºC na temperatura terrestre, embora Kaiho estime que a elevação possa ser muito maior: de 9º C.

País de extremos, Brasil é líder em biodiversidade e desmatamento - 22/05/2020 - UOL ECOA.

Há aproximadamente 4,5 bilhões de anos teve início a formação do planeta Terra. A Terra nesse período era muito quente como uma esfera de fogo, devido a isso não abrigava nenhum tipo de vida.

4,543 × 10^9 anos

5 animais extintos: conheça suas características e por que desapareceram

  • Tigre-da-tasmânia. O tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) foi considerado o maior marsupial carnívoro conhecido. ...
  • Dodô ...
  • Peixe-mão manchado. ...
  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta. ...
  • Melomys rubicola.

Há 250 milhões de anos, a Terra vivia a pior extinção em massa da história. O último período da era Paleozoica, conhecido como Permiano, é o que registra o pior evento de extinção em massa da história da Terra. Naquele momento, mais de 95% das espécies marinhas e 70% das terrestres foram eliminadas.