Quais fonemas ensinar primeiro?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 27 de maio de 2023
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No processo de aquisição da fala os fonemas surgem gradativamente em uma ordem sistemática, ou seja, primeiro as crianças aprendem os fonemas que consideramos mais fáceis, os bilabiais (letras p e b), aos poucos elas vão ampliando o vocabulário de fonemas até aprenderem os mais difíceis.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Isso ocorre até mesmo porque é comum que esse tipo de letra seja o primeiro que a criança começa a ter contato e a diferenciar de outros símbolos. O processo de alfabetização tem indicação de ser iniciado pela letra bastão.

primeiro. as consoantes mais fáceis de ser ensinadas são aquelas que são fáceis para pronunciar e sustentar o som por um determinado. tempo. eu costumo utilizar assuma topei as para facilitar.

Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.

Depois de aprendermos as vogais a e e conseguimos formar novos ditongos.

Ferrero e Teberosky dividem as fases da alfabetização em quatro principais momentos: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.

  • Pré-silábico. ...
  • Silábico. ...
  • Silábico-alfabético. ...
  • Alfabético. ...
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Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização.

Veja, a seguir, algumas das principais áreas trabalhadas nessa fase e os benefícios que elas trazem para o seu filho.

  • Conhecimento de mundo. ...
  • Desenvolvimento da linguagem. ...
  • Conquista da autonomia. ...
  • Convivência com outras crianças. ...
  • Expressão artística. ...
  • Hábitos saudáveis. ...
  • Estímulo à curiosidade.

Confira os melhores métodos e brincadeiras para ensinar uma criança a ler

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. ...
  4. Introduza novas palavras simples.

7 dicas de como estimular o bebê a falar

  1. Dialogar sempre. Conversar com os bebês requer dos pais atenção e presença desde a gestação. ...
  2. Aprender brincando. ...
  3. Fazer caretas. ...
  4. Nomear os objetos. ...
  5. Cantar e ouvir músicas. ...
  6. Imitar onomatopeias. ...
  7. Ler e contar histórias.

Não é regra, mas começar pelas vogais facilita o processo de alfabetização. Vale ressaltar que a aprendizagem não começa na idade escolar, mas desde seus primeiros anos de vida, tendo em vista que as funções cerebrais estão se formando e estruturando.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

A letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão - letrinha de fôrma – trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental e exige uma maior agilidade e outras habilidades motoras da criança.

Na fase da alfabetização, existem escolas que começam a introduzir as letras por volta dos 4 ou 5 anos de idade. Nesse caso, as crianças que já frequentam a escola podem começar o aprendizado de forma gradual para serem alfabetizadas de fato por volta dos 6 a 7 anos.

Entre 4 e 6 meses. Neste período, o pequeno já começa a balbuciar as vogais A, E e U.

O primeiro passo é realizar uma atividade de reconhecimento das vogais para trabalhar o alfabeto com a criança. Assim, rapidamente ela já consegue pronunciar e escrever cada vogal. É importante buscar apoio na ludicidade para que o pequeno consiga construir o conhecimento de maneira eficaz.