Quais figuras são semirretas?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Semirreta: tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem. Retas: linhas infinitas destituídas de curvas. Elas não têm início, nem fim.

Existem, a princípio seis semirretas com origem no ponto P, essas são definidas por PA, PB, PC, PD, PE e PF, mas os pontos PE e PF definem a mesma semirreta, ou seja, temos cinco semirretas com origem no ponto P.

As retas podem estar na horizontal, vertical ou inclinada.

Grafia no Brasil: semi-reta. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: semirreta.

Um ângulo é o conjunto de pontos formados por duas semirretas (lados do ângulo) que possuem o mesmo ponto de partida (vértice do ângulo).

Denomina-se como ângulo o encontro entre duas semirretas que partem de um mesmo lugar.

O incentro é dado pela intersecção das bissetrizes internas de um triângulo, ou seja, é dado pelo encontro dessas semirretas.

Resposta: Explicação passo-a-passo: R:6 Semi retas. A -> B, A ->C , A -> D.

Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.

Quando representadas, as semirretas são indicadas por uma seta em um dos lados, que demonstra o sentido infinito. No exemplo abaixo, temos a semirreta de origem A que passa pelo ponto B. Denotamos a semirreta de origem em A e que passa pelo ponto B com duas letras maiúsculas e uma pequena seta acima.

Uma semirreta é uma parte da reta, ela tem início, mas não tem fim. Utilizamos letras maiúsculas para indicar o ponto de início da semirreta e um ponto pelo qual essa semirreta passa. Exemplo de semirreta: semirreta que tem início no ponto A e passa pelo ponto B.

As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim. Duas retas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de pontos que possuem em comum.

SEMIRRETA: É uma parte da reta, que tem origem, mas não tem fim. Para formar uma semirreta, precisamos de um ponto de origem e um outro ponto para dar a direção. Nomeamos as semirretas com os nomes desses pontos. SEGMENTO DE RETA: É um pedaço de reta, limitado por dois pontos, ou seja, tem origem e fim.

Ângulo é a área entre duas semi-retas que se encontram. Veja a figura abaixo: OA e OB são semi-retas (infinitas, por definição). O é o ponto em que as duas semi-retas se encontram.

Ângulos opostos pelo vértice são formados pelo encontro de duas retas e são congruentes. Um ângulo é a medida da abertura formada por duas semirretas de mesma origem.